Dormir pouco engorda ou emagrece?

  • Categoria do post:Blog

Se você está se perguntando se dormir pouco engorda ou emagrece, posso dizer que a resposta é mais óbvia do que parece, porém, a explicação pode te surpreender. 

Estudo recente apontou que adolescentes que dormem menos de oito horas têm maior risco (entre 19% e 29%) de serem obesos, em comparação com aqueles que dormem mais – a descoberta é do Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular da Espanha.

É preciso ainda estar atento que além da constatação de que dormir pouco engorda, com a obesidade o risco de pressão alta e diabetes também aumentam. E essa não é a primeira vez que estudos tentam responder se “dormir pouco engorda ou emagrece”.

Em outra pesquisa, realizada pela Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, foi descoberto que dormir pouco pode engordar até um quilo por semana.

Surpreso? Pois bem, a explicação para isso é a seguinte: pessoas que dormem menos podem até queimar um pouco mais de energia, mas em contrapartida, consomem mais calorias. 

Os quilos extras podem ser explicados pela produção de hormônios que são muito importantes durante o sono. A grelina (que aumenta o apetite) pode ser maior quando se dorme pouco e, outros hormônios da saciedade, como a leptina, podem ter sua quantidade reduzida. 

Ou seja, nessa equação a sensação de saciedade é reduzida no organismo, enquanto a de apetite aumenta.

Emagrecendo com saúde

Agora que você já sabe a resposta para a pergunta “dormir pouco engorda ou emagrece”, é importante colocar o seu sono em dia. Dormir bem é importante não apenas para evitar o sobrepeso e obesidade, mas também para que o organismo seja regulado e funcione corretamente. 

E aqui vai mais uma dica: ao dormir, não se esqueça de apagar a luz e até a televisão. Isso porque estudo da Northwestern University, dos Estados Unidos, sugere que qualquer quantidade de luz na hora de dormir é o suficiente para aumentar a incidência de doenças como obesidade, diabetes e pressão alta.

Quer se manter atualizado sobre cuidados com a saúde? Acompanhe meus conteúdos nas redes sociais. E, por fim, não se esqueça de compartilhar esse blog com amigos e familiares!