Doenças cardiovasculares podem ser prevenidas com exercício físico em determinado horário do dia

  • Categoria do post:Blog

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte em todo o mundo e há diversos estudos sobre as formas de preveni-las; a recomendação da prática de exercícios físicos é unânime, mas uma nova pesquisa reforça ainda mais a importância desse hábito, sobretudo em um determinado horário do dia.

A descoberta mostrou que exercícios físicos realizados pela manhã proporcionam menores riscos de doenças cardiovasculares. O artigo foi publicado neste mês no European Journal of Preventive Cardiology. Logo, realizar atividade física nesse período do dia pode auxiliar muito na saúde, já que a diminuição do risco de doenças cardiovasculares pode chegar até 25% nas mulheres, de acordo com os pesquisadores. 

A explicação pode estar relacionada ao cronotipo e ao ciclo circadiano, mas é cedo para tal afirmação. A ideia é que mais pesquisas sejam elaboradas e respondam com mais detalhes sobre a relação entre o horário em que se realiza a atividade física e as doenças cardiovasculares.

Sobre a pesquisa

Os estudiosos dividiram os voluntários em quatro grupos. O primeiro realizava exercícios físicos pela manhã (aproximadamente às 8h); o segundo no meio da manhã (às 10h); os outros dois ao meio-dia e no início da noite, respectivamente. 

Os participantes foram acompanhados durante sete anos por meio de monitores cardíacos. Assim, os dados indicaram que realizar os exercícios pela manhã  foi a melhor conduta para diminuição do risco de doenças cardiovasculares. 

Mais de 86 mil pessoas participaram do estudo, com idade entre  42 e 78 anos anos.  Destas, 58% do sexo feminino e todas sem qualquer histórico de doenças cardiovasculares. 

Horário para tomar o remédio de hipertensão 

Ao contrário da descoberta acima, um recente estudo afirmou que não há diferença significativa para o organismo em relação ao horário que se toma o medicamento contra hipertensão.Com as evidências, os pesquisadores concluíram que a proteção contra ataque cardíaco, acidente vascular cerebral e morte vascular acontecem independente do período que o paciente toma a sua medicação – confira mais detalhes neste outro texto que escrevi aqui para o blog sobre o assunto.