O cérebro fica cansado?

  • Categoria do post:Blog

No fim do dia, depois de uma rotina intensa de trabalho, você já sentiu um cansaço extremo e percebeu que pensar com clareza parecia impossível? Será que o cérebro fica cansado? A sensação tem uma explicação científica, e está relacionada ao glutamato (aminoácido mais abundante no sistema nervoso central – SNC, que age como neurotransmissor excitatório).

Para entender estes mecanismos do cérebro, os pesquisadores dividiram dois grupos de pessoas: um ficou com tarefas mais complexas, e o outro com afazeres similares, só que mais simples. Todos os participantes realizaram as atividades ao mesmo tempo. 

Diante disso, os pesquisadores chegaram à conclusão de que o cérebro fica cansado – e foram além para buscar entender quais os mecanismos deste resultado. Os achados fazem parte de um estudo publicado na revista científica Current Biology. 

Entre as conclusões, está que quanto maior o nível de cansaço, maior também a tendência de escolher as tarefas mais fáceis, mesmo que estas não sejam as mais vantajosas financeiramente. 

Além disso, a dilatação da pupila foi apresentada como um excelente parâmetro fisiológico objetivo. Isso porque as pupilas se dilatam quando a atenção está focada, porém, conforme o grupo com tarefas mais complexas se cansava, acontecia a contração.


Entendendo como o cérebro fica cansado

O processo de cansaço do cérebro é causado pelo próprio organismo com o aumento da concentração, na região lateral esquerda do córtex pré-frontal, do glutamato – que citei no início do texto.

O excesso de glutamato, que pode ser neurotóxico, atuaria como uma proteção do cérebro, forçando-o a utilizar menos a região lateral esquerda do córtex pré-frontal, o que impactaria diretamente na clareza das decisões. Ou seja, quanto mais cansado o seu cérebro, maior a tendência de você optar pela decisão fácil e não comparar profundamente as opções. 

Por isso, anote: o cérebro fica cansado, sim, e é melhor fugir dessa fadiga mental se quiser tomar boas decisões! 

Se você ainda tem dúvidas ou quer se manter atualizado sobre esse e outros temas, acompanhe meus conteúdos nas redes sociais e no meu site