Indicação de médicos: é positivo ou negativo para saúde?

  • Categoria do post:Blog

Se você é daqueles que sempre pede indicação de médicos para os vizinhos ou costuma ir ao atendimento mais próximo, uma nova pesquisa pode te animar a continuar a prática – leia até o fim e entenda.

Um novo estudo sugere que vizinhos que se consultam com o mesmo médico podem apresentar resultados melhores na saúde. Ou seja, a indicação de médicos é muito positiva!

O estudo, no entanto, não conseguiu achar explicação para essa relação. Mesmo assim, pode haver outros fatores além da proximidade da residência, como histórico familiar, ambiente e/ou estilo de vida parecidos. 

Além disso, não há informações completas sobre os vizinhos se conhecerem ou se tinham influência no tratamento um do outro. Por isso, os próximos passos de pesquisa devem ser identificar estes dois fatores.

Ao todo, nesse estudo que avaliou a melhora na saúde a partir de indicação de médicos em comum, 2,7 milhões de pacientes adultos participaram, sendo atendidos por 1.710 médicos de família.

Não abandone o tratamento!

Como vimos, a indicação de médicos entre vizinhos e amigos é benéfica. Mas lembre-se: mesmo que você faça acompanhamento em um médico diferente, o mais importante é realizar a prevenção e, se hipertenso, não abandonar o tratamento.

Como especialista em hipertensão, quero lembrar que a doença é assintomática em seu início, o que não faz dela menos perigosa. Se você esperar até que sintomas se manifestem para começar o tratamento, os seus órgãos podem estar comprometidos. 

“Mas Dr. Decio, qual o valor ideal para pressão arterial?”. Em casa, a pressão considerada normal é menor que 13/8; já no consultório, menor que 14/9. Há diferenças entre os números em casa e no consultório porque na presença do médico a pressão pode subir – é o chamado “efeito do avental branco.

Descubra também em outro blog que escrevi qual o melhor horário para tomar o remédio de pressão alta – a conclusão pode te surpreender.

 Se você ainda tem dúvidas ou quer se manter atualizado sobre esse e outros assuntos, acompanhe meus conteúdos nas redes sociais. E, por fim, não se esqueça de compartilhar esse blog com amigos e familiares!