Quando se fala em envelhecimento muita gente foge do assunto e nega até a idade, mas evitar essa fase da vida e as possíveis condições da terceira idade é impossível. No entanto, cuidando bem da saúde, algumas doenças podem ser evitadas ou terem seus sintomas amenizados, como é o caso da demência.
Um novo estudo sugere que caminhar 10 mil passos por dia pode ser eficaz para evitar este tipo de deterioração cognitiva, além de doenças cardiovasculares e câncer.
“Nossos achados sugerem que aproximadamente 9.800 passos por dia podem ser ideais para diminuir o risco de demência. Estimamos a recomendação mínima de aproximadamente 3,8 mil passos por dia, o que foi associado a uma incidência de demência 25% menor”, declararam os autores do estudo.
O fato faz com que muitas pessoas que praticam a atividade tenham motivos para se animar, e oferece oportunidade para outras começarem – já que a caminhada pode ser realizada em qualquer lugar e não precisa de equipamentos.
A explicação acima é de Borja del Pozo Cruz, um dos pesquisadores responsáveis pela descoberta e também pesquisador principal de Ciências da Saúde na Universidade de Cádiz, na Espanha.
O estudo observou, por aproximados sete anos, mais de 78 mil pessoas, de faixa etária entre 40 e 79 anos. Ao final da pesquisa, 886 pessoas foram diagnosticadas com demência, e a maioria era considerada sedentária.
Ritmo dos passos também importa
Os pesquisadores também afirmaram que uma caminhada com intensidade moderada, de pelo menos 30 minutos por dia, pode ser ainda mais positiva para a saúde.
Mesmo assim, vale lembrar que os 10 mil passos por dia contemplam também um trajeto até uma padaria, ao trabalho ou qualquer outra distância que seja percorrida a pé. Ou seja, deixar o carro em casa e andar por pequenas distâncias pode ser um começo, e melhor ainda se a caminhada se tornar um hábito.
Saiba também que outro estudo sugere que controlar corretamente a pressão arterial, colesterol e taxa de açúcar no sangue pode prevenir a demência – você pode conferir a lista completa de hábitos saudáveis que são aliados contra a doença em meu blog, onde já tratei sobre o assunto.
Se você ainda tem dúvidas ou quer se manter atualizado sobre esse e outros assuntos, acompanhe meus conteúdos nas redes sociais. E, por fim, não se esqueça de compartilhar essas informações com amigos e familiares!