Blog

Existe pressão ideal?

By 13 de março de 2020 No Comments

Sempre brinco que desejo a todos um pressão 12×8, mas será que existe pressão ideal?

 

pressão idealPrimeiro, preciso explicar o que são esses números: apesar de falarmos “doze por oito” os números são, na verdade, 120×80. Esses valores correspondem a uma medida de pressão em milímetros de mercúrio (mmHg). O primeiro é sempre maior e é chamado de pressão sistólica; ele corresponde à pressão da artéria no momento em que o coração bombeou o sangue. Já o segundo, de menor valor, é a pressão diastólica, que representa a pressão também da artéria, mas quando o coração está relaxado após uma contração.

 

Dito isto, realmente consideramos a pressão ideal a 12×8; entretanto, a pressão deriva de uma combinação de medidas, ou seja, pode ser normal mesmo tendo outros valores. Depende de cada indivíduo. Medidas de até 140 mmHg para a pressão sistólica e de 90 mmHg para a diastólica são aceitas como normais.

Com as mudanças de hábitos e de alimentação, em 2017, novos limites para pressão foram estabelecidos pela Associação Americana do Coração e o Colégio Americano de Cardiologia. De acordo com estas recomendações os valores baixaram para igual ou acima de 130/80 mmHg. Há divergência de opiniões quanto a isso; alguns médicos concordam, outros acham muito radical.

 

Eu, particularmente, continuo considerando os valores iguais ou acima de 140/90 para diagnosticar hipertensão arterial. No entanto, considero também outros fatores como a presença de diabetes e a presença de comprometimento dos órgãos pela hipertensão.

 

Para controlar a hipertensão, hábitos mais saudáveis são fundamentais. A prática de exercícios físicos, uma alimentação balanceada, noites de sono bem dormidas, beber água para se hidratar adequadamente, entre outros, ajudam a diminuir diversos riscos, como o acidente vascular cerebral. O importante não é se “existe pressão ideal” e, sim, que ela seja ideal para você, dentro dos padrões normais.

Decio Mion

About Decio Mion