Blog

O monitoramento da pressão arterial deve ser diferente para as mulheres?

By 9 de março de 2021 No Comments

Sim, o monitoramento da pressão arterial deve ser diferente para as mulheres: isso é o que aponta uma pesquisa publicada em fevereiro deste ano, na revista Hypertension da American Heart Association (AHA). O estudo revela que a pressão ideal de 12 por 8 é apenas para os homens.

 

Foram examinadas medições de mais de 27 mil participantes, e a primeira análise foi realizada na pressão arterial sistólica, revelando que o ideal para as mulheres deve ser de 110 milímetros de mercúrio. Níveis acima desse mencionado, para elas, foram associados ao maior risco de desenvolvimentos de doenças cardiovasculares, como ataque cardíaco, derrame e insuficiência cardíaca.

 

A autora da pesquisa é a Dr. Susan Cheng, diretora do Instituto de Pesquisa sobre Envelhecimento Saudável de Los Angeles. Para ela, essas implicações são de longo prazo e é preciso trabalhar melhor o controle preventivo da hipertensão.

 

E de que forma? Incentivando hábitos de vida mais saudáveis, mas também olhando para as particularidades de cada um com um atendimento personalizado – é preciso ficar atento às mulheres que apresentam níveis acima de 110, por exemplo. Afinal, existem essas diferenças com base no sexo dos pacientes.

 

Acompanhamento médico e autocuidado

 

Já falamos muito sobre a importância do acompanhamento médico, dos check-ups e medidas de pressão a cada seis meses. Porém, é importante focar também no autocuidado, principalmente para aqueles que já sofrem com a pressão arterial mais alta. Como? Medindo a pressão em casa, quando estiver mais relaxado, para que o acompanhamento seja ainda mais preciso.

 

No meu Instagram, sempre dou dicas preciosas para a medida da pressão em casa! Já conferiu? Seguem algumas delas:

 

  • Sente-se;

  • Descruze as pernas;

  • Apoie os dois pés no chão;

  • Descanse antes;

  • Meça antes das refeições.

 

Mulheres: cuidem de vocês e da sua saúde – conversem com o médico!

Decio Mion

About Decio Mion