Bebidas alcoólicas e seu conteúdo calórico

  • Categoria do post:Blog

As bebidas alcoólicas possuem um conteúdo calórico que, muitas vezes, não é questionado. E, de acordo com um artigo publicado na Obesity Reviews, liderado por Eric Robinson, PhD do Departamento de Psicologia da Universidade de Liverpool, Reino Unido, há descobertas significativas sobre o tema, já que ele pode estar ligado à obesidade.

 

Afinal, será que as bebidas alcoólicas deveriam mostrar seu conteúdo calórico nos rótulos?

 

Quantas calorias a bebida tem?

 

Pode ser que a maioria das pessoas nem se pergunte ou tenha conhecimento acerca do conteúdo calórico das bebidas que consome – aquela cervejinha, vinho ou destilado. A questão é: caso os rótulos com as informações calóricas fossem obrigatórios, será que eles apoiariam e mudariam seus hábitos de consumo, diminuindo assim a obesidade?

 

Os autores do estudo em questão dizem que isso não está claro, mas é confirmado que consumidores se surpreenderiam se soubessem que o álcool possui cerca de 7 calorias por grama.

 

O governo do Reino Unido, em 2020, fez um apelo por evidências científicas sobre o assunto, motivando o trabalho em questão. E por quê? Porque existe essa questão de planejamento, considerando uma política de rótulos de conteúdo calórico obrigatória em bebidas alcoólicas para um possível combate da saúde pública: diminuir o consumo excessivo e a obesidade.

 

De acordo com os autores, o valor de evidência ainda é muito baixo, portanto a incerteza também, principalmente por não trazerem dados mundiais. Ainda assim, eles garantem que esse é um passo importante até mesmo para encorajar a indústria a cortar calorias em bebidas.

 

Obesidade x Hipertensão

 

Sabemos que a obesidade e a hipertensão estão intimamente ligadas. Além disso, ambas são de alto risco para doenças cardiovasculares. Portanto, quanto menor o consumo de álcool e calorias consumidas, menores são os riscos.

 

Beba com moderação e cuide de você! Sua saúde não pode esperar. Já escrevi sobre o tema e, inclusive, as quantidades diárias adequadas que homens e mulheres hipertensos podem consumir: confira!