Se você é daqueles que sempre têm uma desculpa na semana para ficar no sedentarismo, saiba que talvez nem tudo esteja perdido. Um novo estudo constatou que praticar exercícios no fim de semana pode reduzir o risco de mortalidade.
A descoberta é que não há nenhuma diferença significativa entre aqueles que realizam exercícios físicos no fim de semana e quem é ativo por mais dias – isso falando em mortalidade.
A notícia é boa para os atletas de fim de semana, mas isso não deve ser uma desculpa para continuar agindo desta forma. É importante ressaltar que há limitações no estudo, como o fato de que apenas o risco de mortalidade foi levantado, e não informações mais abrangentes, como a qualidade de vida e o desenvolvimento de doenças crônicas.
Ou seja, treinar no fim de semana é um começo e é melhor do que nada, mas é preciso avançar. E se engana quem acha que treinar apenas 30 minutos no sábado e a mesma quantidade no domingo já resolve todos os problemas.
Além do recomendado de ser ativo por mais dias, a Organização Mundial da Saúde (OMS) ainda estabelece que um adulto pratique pelo menos 150 minutos (2,5 horas) de atividade física moderada a vigorosa por semana.
Exercícios no fim de semana: qual o melhor horário?
Um outro estudo realizado no nosso grupo de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), liderado pela Profa. Claudia Forjaz, concluiu que, para os hipertensos tratados, o melhor horário para fazer exercícios físicos é à noite.
O estudo comparou os efeitos do treinamento aeróbico, de exercícios físicos de manhã e à noite na pressão arterial e na MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial).
Os grupos fizeram treinamentos em bicicleta, por 45 minutos em intensidade moderada (progredindo da frequência cardíaca do limiar anaeróbio para 10% abaixo da frequência cardíaca do ponto de compensação respiratória), enquanto o grupo controle fez alongamentos por 30 minutos. Para conferir detalhes sobre o estudo, você pode ler mais aqui em meu site.
Então minha recomendação é a seguinte: mantenha-se ativo para viver mais e melhor e não apenas com exercícios no fim de semana!
Você ainda tem dúvidas sobre hábitos ideais para a qualidade de vida? Me acompanhe nas redes sociais para conferir conteúdos deste e outros temas de hipertensão e doenças renais!