Já se sabe que atividades físicas são essenciais para a saúde, mas uma nova descoberta concluiu que os exercícios aeróbicos contra doenças são ótimos – há melhora inclusive nas condições de pessoas com doença renal crônica.
Realizado por fisiologista de uma universidade em Atlanta (EUA), o estudo afirma que há pelo menos dois ganhos para estes pacientes: melhora da função dos vasos sanguíneos e amenização da reatividade da pressão arterial.
Vale destacar que os ganhos foram observados em uma sequência de exercícios aeróbicos, realizada durante 12 semanas. Os participantes foram divididos em dois grupos, um realizou exercícios aeróbicos (bicicleta ergométrica) e outro não aeróbico (prática de alongamento e equilíbrio). A prática se iniciou em 20 minutos, até chegar a 45 minutos.
Ou seja, exercícios aeróbicos contra doenças são seguros e recomendados até para pacientes com doença renal crônica.
Entendendo os exercícios aeróbicos contra doenças
Os exercícios aeróbicos contra doenças nada mais são do que aqueles em que a fonte primária de energia é o oxigênio; desta forma, os sistemas cardiorrespiratório e vascular são estimulados.
Geralmente, as atividades são de baixa a média intensidade, realizadas por um maior tempo em comparação aos exercícios anaeróbicos. Alguns exemplos são: correr ou caminhar; andar de bicicleta; dançar; nadar; pular corda.
Muita gente usa como desculpa a falta de tempo para não praticar exercícios físicos, mas praticar exercícios no fim de semana pode reduzir risco de mortalidade e ser uma forma de tornar a prática um hábito.
Saiba que a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabelece que um adulto pratique pelo menos 150 minutos (2,5 horas) de atividade física moderada a vigorosa por semana. Por isso, mesmo que comece apenas no fim de semana, você deve aumentar a frequência dos exercícios, sejam eles aeróbicos ou anaeróbicos. Consulte um especialista e entenda qual o melhor para o seu caso!
Agora que você já sabe que são ótimos os exercícios aeróbicos contra doenças, procure seu médico e comece! Se você ainda tem dúvidas ou quer se manter atualizado sobre esse e outros assuntos, acompanhe meus conteúdos nas redes sociais.