Há quem diga que o café faz mal para saúde, mas será que isso é verdade? A bebida é parte da rotina de muitos brasileiros e já se tornou um hábito quando o assunto é aumentar o ânimo e ter mais disposição.
Mas não só nessas ocasiões, nós brasileiros tornamos o café um ritual; seja ao acordar, depois do almoço e até para receber uma visita em casa, a prática é comum: “aceita um cafezinho?”.
Sua preferência é tanta entre os brasileiros, que o café se tornou a segunda bebida mais ingerida no país, perdendo apenas para água, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) – estima-se que o café chegue a 97% dos lares.
Mas será mesmo que o seu consumo é recomendado ou o café faz mal para saúde? Antes de contar sobre as descobertas do recente estudo, quero esclarecer que, consumido de forma moderada, o café não aumenta a pressão arterial, pode apenas gerar elevação discreta e de curta duração.
Café faz mal para saúde?
Muitas pessoas acreditam que o café faz mal para saúde, mas quero deixar claro que isso é um mito. Recente estudo apontou justamente o contrário: o café pode, inclusive, reduzir o risco de morte. Mas, lembre-se: o consumo deve ser moderado e responsável! Nada em excesso faz bem.
O consumo de até três xícaras de café por dia pode diminuir:
- O risco em 12% na morte por todas as causas;
- 21% o nível de acidente vascular cerebral (AVC);
- E 17% o risco de morte devido a uma doença cardiovascular.
A ingestão da bebida deixa o coração mais saudável – essa é a conclusão das análises de ressonância magnética cardíaca (RM), analisadas pelos pesquisadores.
O resultado é fruto do estudo apresentado recentemente na Sociedade Europeia de Cardiologia 2021, em Paris, e foi coordenado pela Universidade Semmelweis, em Budapeste.
Os pesquisadores envolvidos utilizaram resultados de incidentes durante cerca de 11 anos por meio de modelos multivariados. As pessoas que fizeram parte do estudo não tinham histórico de doença cardíaca, sendo que a média de idade foi de 56,2 anos e 55,8% eram mulheres.
Peça sempre a orientação do seu médico e siga todas as recomendações à risca, seja em relação à ingestão de alimentos e bebidas ou qualquer outra prescrição!
Confira também: