Você sabe o que é sódio e quais os efeitos no seu organismo? Um dado chama atenção e deve servir de alerta: mais de 70% do sódio consumido é colocado pelo próprio brasileiro por meio do sal de mesa – os dados são da Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia).
Em outras palavras, o excesso de sódio no organismo se dá não pelos alimentos industrializados, mas sim, diretamente pelas mãos dos brasileiros que exageram na “pitada” do sal de mesa, seja em casa ou na comida feita em restaurantes.
O sódio por vezes é tratado como sinônimo de sal, o que é um equívoco. Sal e sódio são coisas diferentes. O sal, na verdade, é composto por cloreto de sódio – e é aí que começa a confusão sobre o que é cada um deles. Por isso, é preciso ficar atento tanto ao sal que coloca na comida, como aos rótulos buscando sempre evitar os alimentos com maior índice de sódio.
Outra dica é: multiplicando por 0,4 o valor do sal em gramas, você pode obter a quantidade de sódio em gramas. Atualmente, o recomendado é 5 gramas por dia de sal, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), ou então 2 gramas de sódio – mineral que compõe o sal. Uma colher de café rasa cheia de sal tem 1 grama.
Excesso de sódio: fique de olho na quantidade
O principal efeito do excesso de sódio é reter líquido e pressionar os vasos, o que gera a elevação da pressão. “Dr., sempre comi muito sal e não sinto nada. Minha saúde é excelente” – você pode estar pensando por aí, mas não é tão simples como parece!
A hipertensão é uma doença assintomática e pode acometer mesmo aqueles sem histórico familiar. Não escolhe nem raça, gênero ou idade. Por muito tempo se difundiu uma falsa ideia que era uma doença de gente idosa, o que é totalmente ERRADO.
Qualquer pessoa pode ser hipertensa e não saber, até porque a doença não tem sintomas no seu início. Os sinais só aparecem quando algum órgão já foi comprometido, e deixar para procurar atendimento médico neste momento pode ser problemático, podendo até correr risco de vida.
A hipertensão é progressiva em seus estágios; por isso, é importante desde cedo reduzir o sal e optar por temperos naturais, além de ficar de olho no rótulo dos alimentos no mercado. Não se esqueça de medir sua pressão pelo menos a cada seis meses e, caso tenha alguma dúvida, mande sua pergunta na minha página do Instagram.
Em caso de histórico familiar, procure um especialista. E por último, anote: evitar o excesso de sal e sódio contribui para uma vida mais saudável e com menor risco de doenças, como o AVC!