Blog

Tratamento da hipertensão não está associado à piora da saúde sexual

By 8 de abril de 2021 No Comments

`O tratamento da hipertensão traz muitos benefícios porque reduz o risco cardiovascular. No entanto, muitos pacientes não aderem a terapia devido à preocupação percebida ou real sobre os efeitos colaterais relacionados ao sexo.

 

Artigo publicado no American Journal of Hypertension (American Journal of Hypertension, online February 11, 2021) avaliou o comprometimento sexual pelo tratamento anti-hipertensivo e verificou que o tratamento não está ligado a mudanças na função sexual das mulheres e está ligado a discreta alteração em homens.

 

Satisfação com a vida sexual

 

tratamento da hipertensão saúde sexualPara a realização do estudo, foram examinados dados de 1.268 homens e 613 mulheres com mais de 50 anos; desses, 68% (862) dos homens e 29% (178) mulheres declararam ser sexualmente ativos. Todos faziam parte do Systolic Blood Pressure Intervention Trial (SPRINT), que comparou o efeito do tratamento intensivo a uma meta de 120 mmHg com tratamento conservador a uma meta de 140 mmHg.

 

Em comparação com mulheres e homens que não tinham atividade sexual, os engajados eram mais jovens (64 vs. 69 anos para mulheres e 65 vs. 75 anos para homens). As mulheres tiveram uma baixa satisfação geral com sua vida sexual porque menos de 50% tiveram desejo sexual em pelo menos metade de suas experiências e 30% declararam nunca ou raramente sentir desejo sexual, mas sua saúde sexual não foi afetada pela terapia anti-hipertensiva ao longo do tempo. As ereções masculinas diminuíram ligeiramente ao longo do tempo (-0,1 a -0,2 pontos em uma escala de 1 (pior) a 5 (melhor).

 

Remédios para pressão alta não causam impotência sexual

 

Talvez você já tenha ouvido falar que a medicação para a pressão deixa o paciente sexualmente impotente. Entretanto, isso não é verdade! Os remédios para pressão alta não causam impotência e, sim, a própria pressão alta quando não tratada corretamente. Exatamente como explica o estudo, a terapia não está associada a piora da saúde sexual.

 

Portanto, não deixe de se tratar. O ideal é que o tratamento seja precoce e comece o quanto antes para uma melhor qualidade de vida.

Decio Mion

About Decio Mion