Blog

Sete indicadores para ter saúde!

By 25 de agosto de 2020 No Comments

Podemos nos sentir bem e saudáveis, simplesmente porque não temos sintomas de nenhuma doença, crônica ou não, no momento. Mas há muitas doenças silenciosas, especialmente as cardiovasculares. Ainda recebo no consultório pacientes que não sabem se são hipertensos, porque não sentem nada.

A Universidade de São Paulo (USP) realiza um estudo de longo prazo com funcionários da USP, e constatou recentemente que só 7% dos paulistanos tinham saúde cardiovascular ideal – é muito pouco e estar em dia com ela reduz muito os riscos de infarto ou acidente vascular cerebral (AVC).

Esse estudo é de longa duração: ele monitora, desde 2008, índices de hábitos de saúde de 15 mil adultos de faixa etária variada em todo o País. É chamado “Estudo Longitudinal da Saúde do Adulto”, ou ELSA. Da cidade de São Paulo, há 4 mil participantes. E, para definir o que seria uma saúde cardiovascular ideal, o estudo acompanha sete indicadores para ter saúde, que trago hoje para você, e convido a se questionar: quais são os seus parâmetros para cada um deles?Set indicadores para ter saúde

1 – Pressão arterial

É a que eu sempre recomendo: 12 por 8.

2 – Açúcar no sangue

Em jejum, o indivíduo não deve ter glicemia maior do que 100 mg/dL.

3 – Colesterol

O colesterol total deve ser abaixo de 200 mg/dL.

4 – Tabagismo

O ideal é nunca ter sido fumante. Se você foi, para sua saúde estar melhor, é preciso que tenham se passado, pelo menos, dois anos sem fumar. Agora, se você ainda fuma… está na hora de parar!

5 – Peso

O índice de massa corpórea (IMC) deve ser de 18, 5 a 25. Seu cálculo se faz dividindo o seu peso por sua altura ao quadrado.Por exemplo: uma pessoa que pesa 60 quilos e mede 1,60 m (o quadrado de 1,60 será 2,56). Então, 60 dividido por 2,56 = 23,4 é o IMC, que está na faixa ideal.

6 – Exercícios físicos

Procure fazer 150 minutos por semana de atividade física, se for mais moderada, como caminhar, ou pelo menos 75 minutos por semana de uma atividade mais intensa. Não fique parado!

7 – Alimentação

Para consumir uma dieta ideal, você deve comer:

  • 4,5 porções de frutas e legumes por dia – cada porção é cerca de 80 gramas: uma banana ou uma pera, por exemplo;

  • 3 porções de grãos integrais por dia;

  • Até 5 gramas de sal por dia (equivale a 2 gramas de sódio/dia) – os sachês de restaurante têm, em média, 1 grama. Aqui, um alerta: a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até 5 gramas de sal/dia, e o brasileiro consome 10 g de sal/dia! Já falei sobre isso aqui no blog – precisamos tomar muito cuidado com o sal e os alimentos industrializados e processados.

Decio Mion

About Decio Mion