Blog

Hábitos saudáveis aumentam expectativa de vida de idosos e reduzem risco de demência

By 25 de maio de 2022 No Comments

Se você é do tipo de pessoa que precisa de estímulos para manter uma vida mais regrada e daquele incentivo para fazer atividades físicas, uma nova pesquisa pode ajudar a te animar: algumas atitudes podem influenciar diretamente na qualidade de vida dos idosos.

 

Leia também – Conheça a Dash: uma dieta para hipertensos

 

Um novo estudo sugere que os hábitos de vida saudáveis podem retardar o declínio cognitivo e diminuir o risco de demência e Alzheimer, o que contribuiria para a qualidade de vida dos idosos.

 

Os pesquisadores realizaram avaliações neurocognitivas clínicas para chegar a estas conclusões. A descoberta levou em consideração cinco fatores: dieta, atividades cognitivas, atividade física, tabagismo e consumo de álcool. Ao todo, 10 mil pessoas participaram da pesquisa.

 

Aos 65 anos, também foi constatado que pessoas com quatro ou cinco dos fatores analisados dentro do ideal tiveram expectativa de vida mais longa em comparação com outras com zero ou um dos itens.

Comece hoje mesmo!

 

Os hábitos de vida influenciam na saúde como um todo e na qualidade de vida dos idosos – se engana quem acredita que apenas a hereditariedade conta na hora da manifestação de doenças. Por isso, anote:

 

Exercício físico: pelo menos 150 a 300 minutos de atividade aeróbica moderada a vigorosa, de acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS);

 

Bebida alcoólica: a recomendação mais adequada para saúde do hipertenso é não beber, mas aqueles que bebem devem não ultrapassar o limite;

 

Alimentação adequada: não existe uma dieta padrão para todos, mas para os hipertensos uma descoberta é a Dash. Lembre-se de consultar um especialista!

 

Anotou? E o mais importante: não falte às consultas e siga as orientações individualizadas para o seu caso!

Me acompanhe nas redes sociais – publico posts semanalmente sobre hipertensão, doenças renais e recomendações para a qualidade de vida.

Decio Mion

About Decio Mion