Blog

O impacto da temperatura do ambiente na pressão

By 22 de junho de 2020 No Comments

Afinal, há impacto da temperatura do ambiente na pressão? Como é a pressão no verão? E no inverno? Os hipertensos precisam estar atentos às estações do ano?

 

impacto da temperatura do ambiente na pressãoA temperatura tem grande influência sobre a pressão arterial. No verão, os vasos ficam dilatados – vasodilatação – e a pressão fica mais baixa. Já no inverno, acontece o contrário: os vasos ficam mais estreitos – vasoconstrição – e a pressão fica mais alta. Não é incomum pacientes que estejam viajando em algum lugar muito quente ligarem dizendo que estão com moleza, preguiça e, às vezes, até tontura e desmaio. Neste caso há necessidade de reduzir a medicação já que o efeito hipotensor do verão está auxiliando no controle da pressão arterial.

 

Alguns hipertensos são mais sensíveis à temperatura do ambiente e, frequentemente, precisam de ajustes na medicação anti-hipertensiva, aumentando a dose no inverno e reduzindo-a no verão. Para as pessoas que moram em locais muito quentes a temperatura é um auxílio no tratamento da hipertensão, acontecendo o contrário em quem mora em cidades com clima frio.

 

Depois de algum tempo, os pacientes que medem a pressão em casa sabem quando devem entrar em contato com o médico para utilizar o esquema de tratamento do inverno ou do verão e fazer os ajustes sob orientação médica.

 

Sempre me lembro de um paciente que viajava para esquiar e notava que a pressão se elevava e era preciso aumentar a dose dos medicamentos. Ele não se conformava, porque dizia que estava numa estação de esqui, mas a temperatura do apartamento onde se hospedava era a mesma do escritório em São Paulo. Como explicar a elevação da pressão? Na realidade, não sei explicar, mas acredito que o ar condicionado faz com que a sensação da temperatura na pele mude; entretanto, a temperatura ambiente continua baixa. Assim, ao nos agasalharmos no inverno, evitamos extremidades arroxeadas e tremedeira de frio, mas a pressão precisa de mais remédio para baixar.

 

Portanto, quem está sob tratamento para pressão alta deve ter atenção às variações da pressão nas estações do ano, pois há, sim, impacto da temperatura do ambiente na pressão!

Decio Mion

About Decio Mion