No Combate à Hipertensão

  • Categoria do post:Notícias

Hoje é o Dia Internacional de Combate à Hipertensão. Com objetivo de alertar a população brasileira para o cuidado com a pressão alta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), incentiva a medição da pressão e promove nas redes sociais o tema para alerta da população, com um aplicativo no Facebook e um perfil no Twitter, o MenosPressao.
O aplicativo Menos Pressão (facebook.com/menospressao/ ) é uma brincadeira entre amigos, onde eles podem dar dicas de qualidade de vida uns aos outros de uma maneira sutil e lúdica. A ideia é mostrar que pressão em excesso não faz bem, e que atitudes como levar uma vida com menos stress, se alimentar bem, fazer exercícios, podem ajudar a “aliviar a pressão do dia-a-dia”. Os amigos vão dar conselhos de como incorporar isso na sua vida. Então, quem tiver um amigo que está sob “muita pressão”, pode enviar uma mensagem dizendo: “Ei, você precisa de “menos pressão”, que tal sair de férias? Que tal namorar mais? Andar de bicicleta no parque?”
A ideia não é dar conselhos em tom de recomendação médica, mas uma dica de amigo para amigo. E, claro, tudo isso está alinhado às alterações de hábitos saudáveis, que auxiliam na prevenção e tratamento da hipertensão.
Além da inserção no Facebook, a campanha da SBH também está no Twitter (www.twitter.com/menospressao) com dicas sobre atividades físicas, alimentação e atitudes para uma vida com menos pressão.
— A intenção é que a população se conscientize que a hipertensão é uma doença silenciosa e atinge cerca de 30% dos brasileiros em idade adulta — explica a presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão, Maria Claudia Irigoyen.
— As consequências podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam a condição e mantenham-se em tratamento — finaliza.
Dados do Ministério da Saúde apontam que a doença atinge mais de 50% na terceira idade, está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil, e é responsável por 40% dos infartos, 80% dos acidentes vascular cerebral (AVC) e 25% dos casos de insuficiência renal.

Fonte: http://www.clicrbs.com.br/especial/sc/jsc/19,6,3312686,Hoje-e-o-Dia-Internacional-de-Combate-a-hipertensao.html