Blog

Hipertensão pode afetar o envelhecimento da função cognitiva

By 7 de outubro de 2020 No Comments

Os fatores de risco cerebrovasculares (hipertensão, hipercolesteremia, tabagismo, diabetes e obesidade) aumentam a probabilidade de demência em idosos, mas seu impacto no envelhecimento cognitivo ainda não está bem estabelecido.

 

função cognitivaDe acordo com um novo estudo da Universidade de Oxford, na Inglaterra, a estrutura do cérebro e a função cognitiva podem ser afetadas pela pressão alta.

 

O estudo foi publicado na Nature communications1.

 

A memória é afetada

 

O Biobanco do Reino Unido tem medidas de cognição e imagens cerebrais na maior coorte populacional estudada até o momento. Foi possível demonstrar que as habilidades cognitivas de indivíduos saudáveis (N = 22.059) são prejudicadas por fatores de risco cerebrovasculares.

 

Além disso, verificou-se que o risco cerebrovascular está associado à redução da integridade da substância cinzenta cerebral e da substância branca. É importante notar que a pressão arterial sistólica mais elevada foi associada a uma pior função cognitiva na meia-idade (44-69 anos). Essas descobertas sugerem que os fatores de risco cerebrovasculares impactam a estrutura do cérebro e a função cognitiva em pessoas saudáveis.

 

Mantenha-se ativo e cuide da saúde

 

Por mais que o estudo tenha revelado mudanças sutis, elas tendem a piorar com o avanço da idade e ninguém quer um declínio na cognição, certo?

 

Alimentação saudável, atividades físicas frequentes (mínimo de 150 minutos por semana) e idas regulares ao médico são medidas para uma pressão controlada e envelhecimento com qualidade de vida.

 

O maior segredo é a prevenção: consulte seu médico e siga as orientações em relação ao tratamento e exames.

 

Acesse o estudo completo aqui.

 

Quer dicas para exercícios em casa? Já falei sobre isso aqui no blog, acesse. É importante saber que o sedentarismo é um problema silencioso, como a hipertensão. Fique atento!

 

  1.  Veldsman, M., Tai, X., Nichols, T. et al. Cerebrovascular risk factors impact frontoparietal network integrity and executive function in healthy ageing. Nat Commun 11, 4340 (2020). https://doi.org/10.1038/s41467-020-18201-5
Decio Mion

About Decio Mion