Blog

Alerta: consulte seu médico e faça os exames de rotina durante a pandemia

By 30 de setembro de 2020 No Comments

Nos últimos seis meses, as consultas e os exames de rotina foram deixados de lado por muitos brasileiros e pessoas ao redor do mundo.  Assim, cabe a mim, como médico, reforçar a importância de retomar as consultas e os exames para cuidar da saúde mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus. É de suma importância que você agende suas consultas e exames o mais breve possível.

 

Doenças não esperam

 

Nós sabemos que existe risco de contágio da covid-19, mas é preciso ter em mente que as doenças silenciosas, como câncer e hipertensão, não esperam. Imagine uma pessoa que teve um câncer e que precisa dos exames de rotina para saber se a doença voltou ou não. Se ele volta nesse intervalo de exames, as chances de cura são menores, com a descoberta tardia.

 

Um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Oncologia (SBOC), com 120 médicos em todo o Brasil, revelou que 74% dos especialistas tiveram um ou mais pacientes que interromperam ou adiaram o tratamento por mais de um mês durante a pandemia. Isso compromete o tratamento. Ainda, a entidade estima que quase 60 mil pessoas estão com câncer sem saber, ou seja, sem diagnóstico e, consequentemente, sem tratamento também.

 

Mortes em casa

 

Entre março e agosto de 2020, o número de mortes em casa por doenças cardiovasculares, como infarto e AVC, aumentou quase 30%. Como são problemas que poderiam ser evitados com tratamento correto, é assustador que tenham crescido tanto – e isso ocorre também porque muitas pessoas pararam, inclusive, de praticar exercícios físicos.

Foi publicado no New England Journal of Medicine1 que a incidência de Infarto do coração caiu a metade no início da pandemia comparado ao mesmo período de 2019, indicando que as pessoas não estavam indo para o Hospital e provavelmente, morreram em casa.

 

Incidência de infarto na pandemia Covid-19

Precauções devidas

 

Não podemos ignorar a covid-19. Assim, todos os cuidados recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e Anvisa devem ser seguidos:

 

  • Use máscara;

  • Carregue álcool gel e passe nas mãos sempre que encostar em alguma superfície;

  • Não fique próximo de outras pessoas; mantenha, no mínimo, 1,5 m de distância;

  • Não tire a máscara para falar ao telefone ou espirrar;

  • Evite aglomerações;

  • Tire toda a roupa e acessórios e tome um banho ao chegar em casa.

 

  1. Solomon, Matthew et al. – The Covid-19 Pandemic and the Incidence of Acute Myocardial Infarction 10.1056/NEJMc2015630 [doi]4100 https://www.nejm.org/doi/full/10.1056/NEJMc2015630
Decio Mion

About Decio Mion