Devo medir a pressão arterial em casa? Sem dúvida! Atualmente, estima-se que 35% da população brasileira tenha pressão alta – é muita gente! Ela é o principal fator de risco para doenças como infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC) – é importantíssimo, portanto, controlar sua pressão. Os aparelhos de uso doméstico podem ser úteis não apenas para quem está fora dos padrões de pressão normal, mas também para aqueles que estão sob tratamento, para que possam acompanhar o controle da pressão.
Porém, é preciso ter alguns cuidados para que a medição seja feita de forma correta e traga resultados confiáveis.
Quem deve medir?
Tendo o aparelho em casa, pode-se medir a pressão de toda a família, claro. Porém, ressalto aqui quem deve ter mais atenção com esse acompanhamento:
-
A pressão ideal é abaixo de 12 por 8. Estando nessa média, sugiro que a pessoa meça sua própria pressão uma vez por ano;
-
Pressão entre 12 por 8 e 14 por 9 significa uma situação limite – recomendo que a medição seja feita a cada seis meses;
-
Pressão igual ou acima de 14 por 9 – é a pressão alta. O indivíduo precisa medir diariamente no início do tratamento, antes do desjejum e do jantar. É preciso manter a medição até a pressão se estabilizar – o que ocorre quando a última difere menos de 5 pontos da anterior.