Colocar sal na comida pronta aumenta em 28% risco de morte prematura

  • Categoria do post:Blog

Muita gente torce o nariz quando recebe uma comida sem sal, já que a quantidade parece insuficiente para o paladar, mas colocar sal na comida pronta pode não ser a melhor opção para sua saúde. 

Veja também: Como prevenir a demência: 7 hábitos que podem ajudar

Um novo estudo sugere que colocar sal na comida pronta aumenta em 28% o risco de morte prematura. A descoberta é da Escola de Saúde Pública e Medicina da Universidade Tulane, nos Estados Unidos, e foi publicada em julho no European Heart Journal.

Entre as descobertas estaria também a redução de expectativa de vida, de menos 1,5 ano nas mulheres que mantêm como hábito colocar sal na comida pronta, em relação àquelas que nunca ou raramente adotam essa prática. Já na mesma comparação, para os homens, a redução da expectativa de vida foi de 2,28 anos.

Mas nem tudo é negativo na pesquisa: os estudiosos confirmaram que ingerir mais frutas e vegetais pode ser benéfico e reduzir os riscos – e isso acontece pela presença do potássio nos alimentos.

O excesso de sal pode gerar sobrecarga dos vasos sanguíneos e elevar a pressão, porque há cloreto de sódio na sua composição. O potássio faz justamente o processo contrário e relaxa as artérias, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial.

Métodos do estudo 

Ao todo foram mais de 500 mil pessoas incluídas na pesquisa, e os resultados foram baseados em questionários sobre a frequência em que mantinham a ação de colocar sal na comida pronta.

O método foi escolhido pela dificuldade de medir o comportamento alimentar nos exames, já que há muitos alimentos processados e pré-processados com excesso de sódio. Por isso, a relação de colocar sal na comida pronta foi considerada um costume de quem já está acostumado com o sabor salgado, e logo ingere mais sal. 

Pesquisadores envolvidos no estudo avaliaram que, por ser um projeto pioneiro, serão necessárias mais pesquisas. A previsão é que o próximo estudo leve em consideração também a relação com as doenças crônicas. 

Por enquanto, já sabemos que colocar sal na comida pronta é um perigo! Você ainda tem dúvidas sobre hábitos ideais para a qualidade de vida? Me acompanhe nas redes sociais para conferir conteúdos deste e outros temas de hipertensão e doenças renais!