Você já parou para pensar que a atividade física e e a manutenção do peso normal podem contribuir para prevenção da hipertensão? Pois um estudo publicado no American Journal of Hypertension mostrou exatamente essa relação. E, sim, os pesquisadores chegaram à conclusão de que a atividade física regular contribui para a prevenção da hipertensão; já o mesmo não ocorre necessariamente com a manutenção do peso.
Como foi feita a avaliação
A pesquisa consistiu em investigar se a manutenção da atividade física, independentemente da mudança de peso, estaria associada a um risco reduzido de desenvolver hipertensão. Foram avaliados em um programa de triagem de saúde ocupacional, de janeiro de 2011 a dezembro de 2016, 195.045 coreanos com idade média de 37,7 anos (desvio padrão de 7,1 anos).
Para medir os níveis de atividade física, foi utilizada a versão coreana validada do questionário de atividade física internacional, e os participantes foram classificados em três categorias:
-
Inativos;
-
Ativos;
-
Fisicamente ativos para melhoria da saúde.
O peso foi monitorado e os participantes foram divididos em duas categorias:
-
Aqueles cuja alteração de peso > 0
-
Aqueles cuja alteração de peso ≤ 0
Risco de hipertensão pode cair com exercícios
Durante 616.326,5 pessoas-ano, 12.206 participantes desenvolveram hipertensão (19,8 por 1.000 pessoas-ano). Um maior nível de pressão arterial e maior redução no índice de massa corporal foram associados a um menor risco de hipertensão.
Já a razão de risco para hipertensão foi menor (0,83 – intervalo de confiança de 95%) em indivíduos fisicamente ativos e com peso reduzido do que naqueles nos grupos de peso aumentado e inativos após ajuste para fatores de confusão.
Mesmo no grupo de aumento de peso, a razão de risco para hipertensão incidente foi de 0,85 em indivíduos cuja atividade física foi mantida de forma consistente em níveis ativos durante o acompanhamento.