O cuidado com a saúde é preocupação constante. Sempre falamos que é muito importante cuidar da saúde, mas nestes tempos de pandemia, essa é uma necessidade permanente.
Hoje, 5 de agosto, é comemorado o Dia Nacional da Saúde, porque foi em 5 de agosto de 1872 que nasceu Oswaldo Cruz, grande médico, sanitarista e cientista paulista, consagrado pelo combate às epidemias brasileiras.
Nesta quarentena, o cuidar da mente e do corpo tomou conta das nossas atenções. Além do medo de ser vítima do coronavírus, as dificuldades impostas pelo isolamento social e a falta de vontade para cuidar do corpo se tornaram motivos de muita angústia.
Exercícios são verdadeiros aliados
Os exercícios são aliados do corpo e da mente, pois fazem bem para ambos. Portanto, não deixe de praticar uma atividade física.
Distraia-se, queime calorias e libere endorfina no seu cérebro. Isso ajuda tanto para nos sentirmos melhor quanto para diminuir riscos de outros problemas e doenças.
A meditação é uma opção válida
Se você não acredita na meditação, saiba que ela tem comprovação científica. Medite. Tire um tempo para respirar fundo e entrar em contato consigo mesmo. Relaxe. Eu sei que estamos todos preocupados, mas o cuidado com a saúde é todos os dias.
Os tratamentos não podem parar
Seja o de hipertensão, ou de qualquer outra condição, os tratamentos médicos não podem parar. Agende consultas, mesmo que por teleconferência, e continue tomando seus medicamentos. Eles são parte do cuidado com a sua saúde; afinal, em meio a uma pandemia ou não, nenhuma doença espera ou entra em quarentena.