Se você é hipertenso deve ficar atento ao resultado do novo estudo que relaciona a condição com maiores chances de Covid-19 grave. Leia o artigo até o fim e entenda!
A pesquisa, que contou com dados de mais de 900 pacientes, apontou que a possibilidade de internação por Covid-19 grave foi maior entre aqueles com hipertensão arterial sistêmica mesmo depois de vacinados.
“A descoberta de que muitas pessoas hospitalizadas com Covid-19 tinham hipertensão, e nenhum outro fator de risco, foi uma surpresa para nós”, afirmou ao Medscape a Dra. Susan Cheng, autora sênior do estudo.
Embora os pesquisadores concordem que a vacina pode, de fato, reduzir as chances de morte, a internação de pacientes com hipertensão arterial sistêmica por Covid-19 grave, mesmo depois de vacinados, é uma realidade.
A conclusão é que há resposta inflamatória séria prolongada entre os pacientes hipertensos, o que poderia ocasionar um quadro de Covid-19 grave.
Os pesquisadores ressaltam que ainda são necessários mais estudos que investiguem as variantes da Covid-19 e a hipertensão arterial, além do risco aumentado de complicações maiores para esses pacientes.
Covid-19 grave: cuidado deve ser redobrado!
Com esse estudo fica evidente que a Covid-19 grave pode ser um risco para pacientes com hipertensão arterial sistêmica. Por isso, deixo aqui algumas recomendações gerais:
- Vacine-se e não se esqueça das doses de reforço;
- Use máscara sempre que possível;
- Use álcool em gel para higienizar as mãos;
- Evite aglomerações e contato com pessoas doentes;
- Não compartilhe objetos pessoais;
- Não toque nos olhos, nariz e boca antes de lavar as mãos.
Lembre-se de compartilhar esse texto e ajudar na conscientização de mais pessoas. E aqui vai mais uma recomendação: não se automedique e, em caso de suspeita de Covid-19, busque auxílio de especialistas.
Por fim, se você ainda tem dúvidas ou quer estar atualizado sobre esse e outros assuntos, acompanhe meus conteúdos nas redes sociais. Público toda semana sobre qualidade de vida, hipertensão, doenças renais etc. Meu objetivo é sempre descomplicar informações da área da saúde!