Você sabia que 30% da população é hipertensa, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)? Pois é. Mesmo assim, um dos problemas ainda está na falta de informação e conhecimento sobre a doença.
Ao contrário do que se pensa, a doença não produz sintomas, é silenciosa. Os indícios podem se manifestar apenas quando os órgãos do paciente estão comprometidos pela pressão alta que endurece os vasos, o que é problema. Um risco grande para a pessoa hipertensa é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que causa risco de morte e de sequelas.
Por isso eu te pergunto: você tem certeza mesmo de que não tem pressão alta? Você pode ter hipertensão e nem saber. Pergunto não para te assustar, pelo contrário, mas para auxiliar no diagnóstico e tratamento. Hipertenso tratado pode ter uma vida normal. Por esse motivo, o diagnóstico é tão importante.
Um dos fatores para hipertensão é a genética, que aumenta o risco de desenvolver a doença, principalmente quando você tem os dois ou um dos pais com o diagnóstico. Mas saiba que, mesmo para quem não tem o fator genético, hábitos e estilos podem gerar pressão alta. Ninguém está livre da doença!
Pressão alta não escolhe idade, raça e nem sexo. Fique atento e cuidado com o mito que hipertensão é coisa de gente idosa!
Os quatro tipos de pressão
Talvez você não saiba, mas existem quatro tipos possíveis de diagnósticos para pressão. Conto aqui para que você entenda que a investigação pode ser diferente em cada caso.
- Normotensão: esse diagnóstico se dá quando a pressão é considerada normal tanto no consultório quanto no exame Mapa (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial). Ou seja, o paciente tem a pressão considerada nos níveis normais e não precisa iniciar um tratamento, apenas apostar na prevenção.
Saiba que em casa a pressão normal é abaixo de 13 por 8 e no consultório abaixo de 14 por 9.
- Hipertensão: termo mais conhecido e significa que a pessoa apresenta pressão anormal tanto no consultório quanto na MAPA.
Em casa, pressão igual ou acima de 13 por 8 já é considerada pressão alta e você deve procurar um médico para investigar o seu caso. A pressão é considerada anormal no consultório quando é igual ou acima de 14 por 9. Este valor é mais alto do que em casa porque no consultório existe o chamado efeito do avental branco, ansiedade ocasionada pela presença do médico, que eleva um pouco a pressão.
- Hipertensão Mascarada: acontece quando a pressão é normal no consultório e atinge níveis anormais na MAPA. Cria-se a falsa ideia que o paciente é normotenso, por isso, carrega este nome.
- Hipertensão do Avental Branco: neste caso é um quadro de hipertensão apenas durante a consulta médica, devido ao nervosismo, ocasionado pela presença do médico, sendo que na Mapa os níveis de pressão são considerados normais. Neste caso a pressão sobe tanto na presença do médico que não se trata do efeito do avental branco, mas sim, da hipertensão do avental branco.
Se você for diagnosticado com hipertensão ou hipertensão mascarada, deve iniciar o tratamento e não abandonar. O acompanhamento médico é fundamental para uma vida normal e com mais qualidade.
Agora se você ainda tem dúvida, o que eu recomendo é que você marque uma consulta e faça um check-up, principalmente se tiver base genética para ser uma pessoa hipertensa.
O acompanhamento médico é fundamental, jamais se automedique ou acredite que pode controlar sua pressão sozinho!