Todo mundo sabe que o excesso de alimentos gordurosos pode levar à obesidade, mas uma nova pesquisa sugere um ponto ainda mais preocupante: a saúde do cérebro também pode sofrer alterações preocupantes.
O estudo, realizado por pesquisadores australianos e chineses, estabeleceu uma relação com o excesso de alimentos gordurosos e a diminuição do nível de habilidades cognitivas, depressão, ansiedade e piora do quadro de Alzheimer, além de desenvolvimento de doenças crônicas como a diabetes. Revisado por pares, o texto foi publicado no periódico científico Metabolic Brain Disease,
“Obesidade e diabetes prejudicam o sistema nervoso central, exacerbando distúrbios psiquiátricos e declínio cognitivo”, afirmou a neurocientista e bioquímica Larisa Bobrovskaya, em comunicado.
Essa não é a primeira vez que a relação entre dietas com excesso de alimentos gordurosos e saúde do cérebro é apresentada. Um outro estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, descobriu que as gorduras saturadas podem prejudicar a saúde cerebral em apenas três dias.
A explicação para esse resultado seria que este tipo de alimentação levaria a uma inflamação no hipotálamo, podendo causar alterações, por exemplo, na memória, fome e sono.
“Lesões de hipotálamo podem predispor pessoas a comer mais e ganhar peso. Como consequência, diversas doenças oportunistas podem aparecer, como diabetes e hipertensão arterial”, afirmou em entrevista, Igor Duarte, membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC) e coordenador de Pós-Graduação na Faculdade Unyleya.
Alimentação e hipertensão
Uma alimentação com excesso de alimentos gordurosos pode também levar a uma obstrução nas artérias, que contribui para o risco de hipertensão.
Já uma alimentação saudável auxilia no controle da pressão arterial. Isso porque frutas e vegetais têm em sua composição o potássio – mineral que proporciona o relaxamento das artérias, atuando na prevenção de doenças cardiovasculares e no controle da pressão arterial.
Você ainda tem dúvidas sobre hábitos ideais para a qualidade de vida? Me acompanhe nas redes sociais para conferir conteúdos deste e outros temas de hipertensão e doenças renais!