Você tem dificuldade para dormir? Saiba que não está sozinho: pesquisa aponta que 65% dos brasileiros têm algum problema com o sono. Mas nem tudo está perdido, em novo estudo, da American Hearth Association, pesquisadores descobriram que os melhores exercícios para dormir são aqueles que trabalham a resistência e o fortalecimento muscular, como é o caso da musculação.
Veja também: Dormir com a luz acesa pode aumentar a pressão arterial?
Em outras palavras, ao invés de apostar em uma caminhada ou dança, a musculação poderia ser a melhor opção para ter uma boa noite de sono. Saiba que dormir mal tem relação direta com a saúde do coração, já que aumenta o risco de pressão alta, aterosclerose, AVC (acidente vascular cerebral) e infarto.
Mesmo que os exercícios sejam importantes para o sono de qualidade, é recomendado que não sejam realizados próximo à hora de dormir, pois pode ser um fator estimulante para se manter alerta.
Como os exercícios para dormir foram descobertos?
Para chegar à conclusão acima, os pesquisadores analisaram um grupo de quase 400 pessoas, de 35 e 70 anos, com quadro de sobrepeso ou obesidade e hipertensão arterial. Os elementos considerados foram: qualidade do sono, duração em horas, eficiência, latência e distúrbios do sono.
Os melhores exercícios para dormir foram descobertos depois que os participantes foram divididos em 4 grupos:
- Grupo 1: realizou apenas exercícios aeróbicos;
- Grupo 2: praticou exercícios resistidos, como musculação;
- Grupo 3: realizou dois tipos de exercícios físicos;
- Grupo 4: não praticou exercícios físicos.
Cada grupo realizou 60 minutos do exercício físico correspondente durante um ano, três vezes por semana, com exceção do grupo 4.
Entre aqueles que dormiam apenas 7 horas por noite, quem realizou musculação conseguiu dormir mais 40 minutos, em média; em paralelo, quem fez exercício aeróbico teve aumento de 23 minutos e 17 minutos daqueles que fizeram mais de um tipo de exercício.
“Doutor, então eu devo investir na musculação para dormir melhor?” Na realidade, o estudo aponta que este tipo, entre os exercícios para dormir, é a melhor opção. Porém, mesmo adotando o exercício, se você tem problemas para dormir, precisa buscar um especialista.
Distúrbios do sono não influenciam só na disposição, mas também podem prejudicar a sua saúde. Esteja atento e siga todas as recomendações do seu médico!
O conteúdo te ajudou? Envie para amigos e familiares que têm curiosidade em saber quais são os melhores exercícios para dormir. Já se ficou com alguma dúvida, me acompanhe nas redes sociais – publico conteúdos semanalmente sobre hipertensão, doenças renais e muito mais!