Os aparelhos que medem a pressão arterial no pulso são muito utilizados porque são pequenos, práticos e mais baratos. Diariamente me perguntam qual o melhor aparelho, quais são confiáveis. Sendo assim, neste texto falarei sobre os aparelhos que medem a pressão no pulso. Afinal, muitos pacientes medem a pressão em casa e podem acabar optando por esse modelo.
As instruções e sensibilidade do aparelho
A medida da pressão com aparelhos de pulso sofre muita influência da posição do pulso. Se você medir a pressão com o aparelho de pulso e o braço esticado para cima, a pressão obtida será mais baixa do que se for medida na altura do coração. Por outro lado, se você medir a pressão com o braço para baixo a pressão será mais alta. Se você usa aparelho de pulso, faça o teste colocando o pulso no alto e para baixo para verificar a diferença.
Os aparelhos de pulso são mais precisos quando colocados na posição correta, seguindo as instruções. Entretanto, a American Heart Association (Associação Americana do Coração) adverte que esse não é o modelo mais recomendado para medida da pressão em casa, bem como os que medem no dedo; a Associação recomenda o uso de aparelhos que medem a pressão arterial no braço.
Os aparelhos de pulso apresentam melhor sensibilidade quando o pulso está na posição correta. Para que o aparelho apresente uma leitura mais precisa posicione o pulso com o aparelho na altura do coração, que é a altura do mamilo. Mesmo seguindo essa instrução, ainda é possível que a pressão arterial mostrada no aparelho seja menos precisa do que as medidas no braço. Por quê? Porque é mais difícil identificar as oscilações das artérias do pulso porque existem os ossos que dificultam a medição.
Devo mostrar o monitor para o meu médico?
Existe a recomendação para levar o aparelho de pulso para a consulta médica para que o seu médico possa validá-lo. Ele pode comparar o resultado da medição com o seu aparelho de pulso feita simultaneamente com o que ele tem no consultório de medir no braço e verificar se as pressões são semelhantes. No entanto, esta avaliação do aparelho é muito rudimentar. O melhor é medir a pressão com aparelho de braço.
É muito importante medir a pressão fora do consultório com aparelho de braço; hipertensos precisam medir a pressão em casa regularmente. Não se descuide! A pressão pode mudar de nível e você não sente nada.