Blog

Para perder peso, estudo sugere queimar 3 mil calorias por semana

By 13 de julho de 2022 No Comments
perder peso

Perder peso é muito importante para controlar a pressão de obesos.

Será que existe uma fórmula mágica para emagrecer? Onde e como encontrá-la? 

Veja também: Exercícios físicos potencializam benefícios do medicamento Losartana 

Infelizmente, logo neste parágrafo, já preciso esclarecer: não há fórmula mágica para emagrecer. Por outro lado, um estudo, publicado pela Universidade do Kentucky, nos Estados Unidos, sugere uma abordagem para quem deseja perder peso: se exercitar seis dias por semana, por cerca de uma hora (aproximadamente 300 minutos de exercícios físicos) – essa ação equivaleria a queimar 3 mil calorias! 

Mas você pode estar se perguntando: “Nossa, Dr., por que tudo isso?”. Calma, a descoberta não é sem fundamento e faz parte de uma série de testes. A explicação para a necessidade de se exercitar 300 minutos por semana está no fato de que o nosso metabolismo não é simples. 

Se o metabolismo fosse óbvio, os exercícios causariam a perda de peso quase que de forma instantânea, mas não é bem assim. Já sabemos que, à medida que nos exercitamos mais, também comemos mais – isso por um aumento do apetite causado por nosso metabolismo. Ou seja, é preciso que exista déficit calórico nesta equação para emagrecer, o que nem sempre acontece. 

Desta forma, é observado que quem começa a se exercitar, e não faz qualquer acompanhamento, pode perder menos peso do que o esperado e, para infelicidade da maioria, até engordar. Parece confuso, não é? Mas foi por isso que os pesquisadores chegaram ao número de 3 mil calorias, depois de repetir a pesquisa mais de uma vez. 

A conclusão é de que com a perda de 3 mil calorias diante da prática de exercícios físicos ocorrem alterações no hormônio leptina – que regula o apetite -, gerando um maior equilíbrio na vontade de comer que, consequentemente, ajuda a pessoa a perder peso de forma mais significativa.

Perder peso é mudança de hábito 

Ter déficit de 3 mil calorias por semana é um desafio e tanto, e é importante lembrar que perder peso acontece através de mudança de hábitos; não só na prática de exercícios físicos, mas também em rotinas que incluem alimentação saudável e um sono de qualidade. 

Eu disse lá no início do texto que para emagrecer não existe uma fórmula mágica; se você deseja emagrecer, é preciso procurar um especialista. Cada pessoa tem um organismo e diversas patologias podem também dificultar a perda de peso. Sair por aí experimentando os mais variados tipos de dietas pode colocar a saúde em risco.

Um hábito bastante nocivo é tomar remédios para emagrecer sem recomendação médica, o que pode causar nefrite (inflamação dos rins) e evoluir até para insuficiência renal. Perder peso pode até ser um desafio, mas se torna um processo efetivo e saudável se acompanhado por um especialista.

Ficou com alguma dúvida? Me acompanhe nas redes sociais – publico conteúdos semanalmente sobre hipertensão, doenças renais e recomendações para a qualidade de vida! 

Decio Mion

About Decio Mion