Atividade física é, na maioria das vezes, recomendada para prevenção e até tratamento de diversas doenças, como é o caso da hipertensão, popularmente chamada de pressão alta.
Neste cenário, o número de adultos sedentários no Brasil é preocupante: a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontou que 40% não são suficientemente ativos.
“E o que significa não ser suficientemente ativo, Dr.?” – De acordo com o Ministério da Saúde, o ideal é que as pessoas realizem pelo menos 150 minutos de atividade física moderada por semana.
Outra opção é a prática de 75 a 150 minutos de atividade física intensa, que pode não ser adequada para as pessoas com pressão alta, que devem, na realidade, apostar em exercícios de intensidade moderada.
O importante é não deixar de se movimentar para alcançar melhor qualidade de vida, tratamento e prevenção de diversas doenças. Você está se movimentando?
Caminhar 7 mil passos por dia reduz risco de morte
Caminhar pode ser uma excelente forma de começar a se exercitar, como também uma maneira de viver por mais tempo. Recente pesquisa, publicada na revista científica JAMA Network Open, descobriu que caminhar 7 mil passos por dia pode reduzir o risco de mortalidade em adultos de meia idade, de aproximadamente 50% a 70%.
Além disso, os resultados também demonstraram que o risco de mortalidade não fica ainda menor para quem caminha mais de 10 mil passos. Ou seja, 7 mil passos são o suficiente.
O estudo foi realizado com 2.110 adultos com idade entre 38 e 50 anos.
A caminhada deve se tornar um hábito; para isso, aqui vão algumas dicas para o dia a dia que podem te ajudar:
● Ir a pé em lojas e comércios pertos da sua casa;
● Em locais mais distantes, estacionar o carro mais longe ou descer do transporte coletivo um ponto antes do seu, com certa distância do local que deseja ir;
● Começar caminhando poucos minutos e ir aumentando o tempo aos poucos;
● Estabelecer um horário para prática. Para hipertensos tratados, o melhor período é à noite;
● Ouvir música enquanto caminha;
● Convidar outra pessoa para te acompanhar e incentivar.
A caminhada pode servir como alternativa de atividade física para todas as pessoas; no caso daquelas com pressão alta, pode servir como tratamento e ainda para prevenir complicações, como doenças cardiovasculares.
Não procrastine, comece a prática de caminhada hoje mesmo!