Com uma onda midiática e cheia de marketing, o sal rosa do Himalaia foi popularmente eleito o melhor e mais puro sal do mundo – mas será mesmo que é verdade? Um recente estudo, que compara o sal de mesa ao sal rosa do Himalaia mostra que não é bem assim!
A pesquisa concluiu que não há de fato diferenças significativas para o organismo de quem consome um dos dois sais em relação a pressão arterial e o sódio urinário. A concentração do sódio da urina e a pressão arterial não apresentaram diferenças entre os grupos que receberam sal de mesa e sal rosa do Himalaia.
Desta forma, concluiu-se que não há como consumir o sal rosa do Himalaia e esperar a redução da pressão arterial.
Algumas limitações na pesquisa podem ser consideradas, como o pequeno tamanho da amostra e o não controle da ingestão alimentar dos participantes no período do estudo. Por outro lado, vale lembrar que não há nenhum estudo já realizado que comprove que o sal rosa do Himalaia realmente é o melhor do mundo.
Assim, fica fácil dizer que não, não há evidências na ciência para trocar o sal de mesa pelo sal rosa do Himalaia que, geralmente, é mais caro. O que eu recomendo é a ingestão do Zerosódio, indicado para hipertensos que não tenham insuficiência renal. Essa opção tem somente cloreto de potássio na sua composição e não cloreto de sódio, e o gosto também é muito parecido com o do sal refinado.
Lembre-se: o potássio relaxa as artérias e ajuda a baixar a pressão arterial. Alimentos com esse mineral também podem contribuir para a redução da pressão arterial.
Tratamento responsável da hipertensão!
Não saia por aí testando dietas mirabolantes, alimentos milagrosos e nem outros tipos de hábitos que prometem auxiliar na redução da pressão alta do dia para noite. Só tratamentos cientificamente comprovados devem ser levados em consideração.
Fuja de “truques” difundidos nas redes sociais, como se fossem a melhor alternativa. O tratamento da hipertensão é coisa séria, e para isso é necessário um acompanhamento médico.
“Mas Dr., até quando precisarei tomar os remédios e ir ao médico?” Provavelmente a vida toda, já que a hipertensão é uma doença que não tem cura, mas o tratamento é extremamente eficaz em evitar as complicações da doença. Tratando a doença da forma correta, a pessoa leva uma vida normal.
Invista também numa dieta balanceada e na prática de exercícios físicos – e nada de exagerar no sal, seja ele do Himalaia, ou não!