Um novo estudo sugere que a saúde bucal e a incidência de hipertensão em mulheres mais velhas teriam relação. A descoberta foi publicada no Journal of the American Heart Association (JAHA).
Ao todo, participaram do estudo 1.215 mulheres na pós-menopausa, com faixa etária média de 63 anos.
Na publicação, foram encontradas 245 cepas únicas de bactérias quando examinada a placa. Em 10 das bactérias, foi possível associar o aumento de risco de hipertensão em mulheres de 10% a 16%.
Os resultados, de acordo com os especialistas, são importantes principalmente para mulheres na pós-menopausa. Os estudiosos também chamaram a atenção para o fato de que, para muitas pessoas, apenas os fatores de risco mais tradicionais importam, como não realizar exercício físico, quando a saúde bucal também pode desempenhar um problema.
A relação do risco de hipertensão em mulheres e a saúde bucal pode causar preocupação e incentivar o tratamento precoce de bactérias que possam surgir, sejam quais forem os motivos.
Mulheres devem se atentar ao tamanho do manguito!
Como eu sempre venho dizendo por aqui, a única forma de diagnosticar a hipertensão é medindo a pressão – ao contrário do que muitas pessoas pensam, a doença é assintomática. A manifestação de sintomas significa que algum órgão já foi comprometido, o que é bastante perigoso. A descoberta da hipertensão em mulheres, porém, ainda tem um obstáculo: o uso do manguito no tamanho incorreto.
“Como assim, Dr.?” Para quem não sabe, o manguito é a braçadeira que é colocada no braço na hora de medir a pressão, e o tamanho inadequado influencia no resultado. Há um mito de que mulheres têm pressão baixa – o que acontece, na realidade, é que elas podem ter um braço com circunferência menor e, por usarem um manguito maior, obtêm um falso resultado falsamente baixo.
O contrário também é verdadeiro: mulheres que têm o braço mais grosso e utilizam o manguito normal podem ter resultado de uma pressão mais alta.
Por isso, é necessário apostar em um manguito adequado e ficar de olho nos resultados.
Lembre-se: a pressão normal em casa é considerada abaixo de 13 por 8 e, no consultório, abaixo de 14 por 9.
Não se esqueça que o diagnóstico da hipertensão em mulheres é fundamental, já que em tratamento o paciente vive mais e melhor!
O artigo foi útil? Descubra também o que é salitre e quais seus riscos para a saúde!