Será que a idade avançada aumenta a probabilidade de doenças nos rins? Doenças renais em idosos seriam mais comuns do que em jovens e adultos?
De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), 10% da população brasileira tem “algum grau de perda de funcionamento dos rins”, o que equivale a 20 milhões de pessoas. Para a SBN, as pessoas sob o risco da doença são aquelas que têm pressão alta, diabetes, histórico familiar de doença na área, fazem uso constante de medicamentos específicos e têm idade avançada.
De fato, com o passar dos anos, a tendência é que as pessoas se tornem mais suscetíveis ao desenvolvimento de doenças renais, eventualmente progredindo para insuficiência renal crônica (IRC) e, como resultado, podem necessitar de algum método de tratamento renal substitutivo, que vai de diálise ao transplante de rim.
É preciso considerar que o envelhecimento é um processo natural, e isso não é diferente no caso dos rins que vão perdendo parte da sua função ao longo dos anos.
Inimigos do rim
Há fatores que, se não forem tratados adequadamente, podem acelerar o processo de doenças renais em idosos. Eles são semelhantes aos que afetam pessoas mais jovens, mas os idosos são mais vulneráveis devido a mudanças fisiológicas e à redução da função renal que ocorre com o envelhecimento.
Anote para se precaver – esses inimigos do rim são:
- Diabetes
- Obesidade
- Hipertensão arterial
- Tabagismo
- Histórico familiar
- Efeitos de medicamentos, como anti-inflamatórios
Qualquer um dos fatores de risco citados acima deve ser controlado adequadamente. É sabido que, após os 40 anos, é comum ocorrer uma perda média de 10% da função renal a cada década, independentemente dos fatores mencionados ou do paciente estar em boas condições de saúde. Isso reforça como a idade desempenha um papel significativo no desenvolvimento dessas doenças.
Não à toa, um estudo recente da norte-americana Universidade Stanford sugere que todo mundo deveria fazer exames de triagem para problemas renais depois dos 35 anos.
Como prevenir as doenças renais em idosos?
Não tem jeito: hábitos saudáveis salvam vidas, inclusive no caso do rim.
Atente-se para o fato de que, com o passar dos anos, a sensação de sede diminui e a capacidade de concentração de urina é reduzida, tornando a terceira idade mais suscetível à desidratação.
Assim, mantenha a sua saúde em ordem, ou ajude a manter a de seus amigos ou familiares que já têm uma idade mais avançada observando os seguintes fatores de prevenção:
- Manter um peso corporal adequado;
- Controlar a diabetes;
- Monitorar a pressão arterial;
- Seguir uma dieta equilibrada (consultar um nutricionista para orientação);
- Reduzir o consumo de sal;
- Manter-se bem hidratado (especialmente em climas quentes e secos);
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Realizar exames preventivos de urina e creatinina;
- Agendar consultas regulares com um nefrologista para avaliação da função renal.
Acompanhe minhas redes sociais para informações contínuas sobre a saúde do rim. Cuide-se hoje para envelhecer melhor amanhã! Já chegou à terceira idade? Que tal colocar sua rotina em ordem para envelhecer com qualidade de vida?