Se você tem familiares ou conhece alguém com pressão alta, provavelmente já perguntou ou pesquisou “como prevenir a hipertensão”, certo? Há vários hábitos que podem influenciar e reduzir o risco da doença, mas um novo estudo sugere que a alimentação pode ser crucial neste processo.
A descoberta foi a seguinte: os participantes de uma pesquisa que consumiram, em média, 100 gramas de proteína por dia tiveram 40% menos chance de desenvolverem hipertensão, se comparado com aqueles que comeram quantidade menor – é o que sugere o recente estudo da Universidade de Boston.
A pesquisa levou em consideração a proteína de origem animal ou vegetal, então se você deseja saber como prevenir a hipertensão este pode ser um primeiro passo. Importante destacar que os benefícios da ingestão de proteína foram percebidos entre homens e mulheres, mesmo aqueles que estavam acima do peso.
Entre os veganos, um passo de como prevenir a hipertensão estaria em apostar nos alimentos vegetais ricos em proteína, como abacate, nozes, arroz integral, feijão e lentilha, entre outros; já para aqueles sem restrições, é possível comer alimentos como ovo, carne vermelha, peixe e leite.
Período de estudos
A pesquisa foi minuciosa e contou com o monitoramento da pressão arterial dos participantes durante 11 anos, feito com investimentos do National Heart, Lung, and Blood Institute’s Framingham Heart Study e pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.
Afinal, a ingestão de proteína seria suficiente para responder a pergunta “como prevenir a hipertensão?”. Esta é uma sugestão que pode ser utilizada, de acordo com o estudo, mas não substitui outros hábitos já conhecidos e que também devem ser integrados na rotina, como praticar exercícios físicos e reduzir a quantidade de sal da alimentação.
Ficou com alguma dúvida? Me acompanhe nas redes sociais – publico conteúdos semanalmente sobre hipertensão, doenças renais e recomendações para a qualidade de vida!