E, hoje, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, é o melhor dia para falarmos sobre isso.
O que muda para o consumidor
Foram seis anos para que a decisão fosse tomada, mas no último dia 7 de outubro houve o veredito unânime e a Anvisa aprovou a nova rotulagem nutricional para os alimentos industrializados. A mudança em nossas casas é a escolha que faremos; afinal, agora teremos exposto nas embalagens, de forma clara, um alerta quando houver quantidade exagerada de gordura, sal ou açúcar naquele alimento.
A escolha do formato desse alerta se deu por meio de um levantamento realizado pelo Datafolha, em outubro de 2019. 1.384 adultos, entre 18 e 55 anos, votaram. O alerta será feito por um desenho de lupa, ao lado da descrição desses ingredientes (imagem a seguir), apesar de discussões científicas sobre o símbolo ser ou não a melhor opção.
Haverá mudança também no padrão das tabelas presentes nas embalagens, visto que as atuais são consideradas de difícil compreensão.
É claro que a recomendação principal ainda é a alimentação in natura, mas para os momentos em que a única opção é o alimento industrializado, é nosso direito saber o que está presente em sua fórmula.
Somente após 24 meses da publicação das normas é que a resolução entrará em vigor; portanto, fique de olho!