Se você é o tipo de pessoa que precisa tomar vários remédios durante o dia, talvez devesse prestar atenção no novo estudo publicado a respeito deste assunto.
Pesquisadores descobriram que o uso prolongado de vários remédios simultaneamente não é tão bom e poderia até aumentar o risco de quedas e hospitalização. A pesquisa ainda foi mais longe e apontou que quem usa mais de sete remédios, por exemplo, poderia ter 82% mais chances de passar pelas situações de risco citadas acima.
A descoberta foi feita com o intuito de analisar a polifarmácia (uso crônico de cinco ou mais medicamentos) em idosos que vivem com multimorbidade.
O artigo aponta que os ganhos com o uso de cinco ou mais medicamentos não é tão claro quanto os resultados clínicos e intermediários. Dessa forma, seria necessária uma postura crítica frente a esta recomendação.
O ideal seria então indicar apenas um medicamento ao paciente e evitar vários remédios ao mesmo tempo? Não é bem assim. A pesquisa, na realidade, é preliminar e chama atenção para o fato de que são necessários mais estudos para analisar a conduta de polifarmácia em razão da complexidade das intervenções.
Entenda os métodos do estudo
Para chegar à conclusão acima, os pesquisadores analisaram cinco revisões sistemáticas, publicadas entre 2014 e 2019, sendo que o número médio de medicamentos receitados diariamente ficou entre 5,7 a 9,4.
Diante disso, ressalto que a automedicação nunca é a melhor conduta e mesmo os profissionais de saúde devem analisar a listagem de vários remédios receitados ao paciente.
Como já dito, o estudo é preliminar e este texto não é um convite para que nenhum paciente deixe de tomar suas medicações, muito pelo contrário. Cuide da sua saúde e siga todas as recomendações do especialista que te acompanha!
Vale ressaltar que o estudo também indicou os malefícios para o uso prolongado de vários remédios, e não em uma situação pontual.
Por fim, indico outro texto para leitura no meu blog, no qual abordo sobre qual o melhor horário para tomar o remédio de pressão alta.
Você ainda tem dúvidas sobre hábitos ideais para manter sua qualidade de vida? Me acompanhe nas redes sociais para conferir conteúdos deste e de outros temas relacionados à hipertensão doenças renais.