Consumo de sal na população brasileira

  • Categoria do post:Blog

O consumo de sal na população brasileira é preocupante – já até falei aqui no blog sobre este consumo exagerado. Agora, volto com um artigo recente, publicado na Ciência & Saúde Coletiva, que analisou dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e identificou fatores demográficos, comportamentais e clínicos associados ao consumo elevado do sal. Aproximadamente 28% tinham uma ingestão estimada de sal superior a 10,56 g/dia. Vamos entender melhor?

 

O objetivo principal do estudo foi identificar os fatores associados ao consumo elevado de sal na população brasileira adulta. Para tal, foram feitas análises de dados de mais de 8 mil adultos, baseadas na excreção urinária de sódio de 24 horas, calculada pela relação sódio/creatinina em amostra de urina casual. Essa foi a primeira vez que a PNS permitiu estimar o consumo de sal na população brasileira por meio de análise de urina.

 

Resultados fora do recomendado

 

Na pesquisa, foram levados em consideração estilos de vida, fatores sociodemográficos, autoavaliação do estado de saúde e morbidade – e tudo isso foi analisado pelo cálculo das razões de prevalência brutas e ajustadas por idade e sexo.

 

No geral, constatou-se que o consumo de sal é elevado em todo o país e em todos os subgrupos da população, visto que apenas 3,4% do total apresentou consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de até 2 g de sódio/dia, equivalente a 5 g de sal de cozinha.

 

Entretanto, alguns pontos chamaram atenção: o consumo mais alto foi associado à presença de sobrepeso, obesidade ou diabetes; já o consumo mais baixo esteve associado com sexo feminino, escolaridade mais elevada, morar na região Norte do país e à presença de doença renal crônica.

 

O desafio para diminuir o consumo

 

Sabemos que mudar hábitos, geralmente, não é fácil. Portanto, é um grande desafio diminuir o consumo de sal e sódio nos sistemas fisiológicos, já que existe a necessidade contínua de eliminação do sódio da dieta ingerida pelos rins.

 

Contudo, é preciso que as pessoas realmente entendam o que o consumo de sal pode fazer com a nossa saúde, pois é um dos grandes fatores de risco para:

 

  • Problemas cardiovasculares;

  • Hipertensão arterial;

  • Acidente vascular cerebral;

  • Infarto do miocárdio;

  • Doença renal crônica.

 

Muitos problemas, não é mesmo? Então que tal começar a redução hoje mesmo? Como sempre digo: menos sal significa cuidado com a saúde e a descoberta de mais sabores!