5 mitos sobre a pressão arterial e pressão alta: Será que a pressão alta tem cura? Doces também contêm sal? A doença só acomete os idosos? Sal embaixo da língua é bom para queda de pressão?
Hoje falaremos sobre alguns desses mitos que envolvem a hipertensão e a pressão como um todo; afinal, muito se ouve sobre o tema.
Sempre tem alguém dando alguma dica ou falando sobre algo que ouviu e nem tem certeza se faz sentido ou é verdadeiro. Além disso, com a internet, as informações vêm de todos os lados, e o mais importante é confiar no que um profissional da saúde tem a dizer.
Confira a seguir uma lista de cinco frases que já ouvi por aí e são mitos!
1. Pressão alta tem cura
Mito. Muito pelo contrário! A hipertensão NÃO TEM cura. A hipertensão hereditária, responsável por 95% dos casos, precisa de tratamento durante toda a vida. O que acontece é que existem algumas doenças que causam hipertensão, mas são consideradas raridade (menos de 5% dos casos), e essas, sim, podem ter cura.
2. Pressão alta é doença de idoso
Mito. A hipertensão é bastante democrática e acomete crianças, jovens e adultos, independentemente da idade. Atualmente, no Brasil, cerca de 30% da população adulta sofre com hipertensão.
3. Sal embaixo da língua é bom para queda de pressão
Mito. Conceito bastante difundido, mas que, na realidade, não faz com que a pressão suba rapidamente. É preciso se manter sempre hidratado(a) para que o rim retenha a quantidade de líquido necessária para manter o equilíbrio entre a água e o sal do organismo (ele demora horas ou dias para fazer isso, por isso, o ato imediato não resolve).
4. Se não sinto nada, não preciso medir a pressão
Mito. Mais um caso comum, mas que não deve ser levado em consideração! Muito pelo contrário: sabemos que a hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas. É importante medir a pressão a cada seis meses, no máximo a cada ano, para pessoas que não são hipertensas. Já as que sofrem com pressão alta precisam medir regularmente.
5. Alimentos doces não têm sódio
Mito. Isso mesmo: o sal também está presente em biscoitos recheados, bolos, gelatinas, cereais de chocolate, sucos em pó e refrigerantes, entre outros. É claro que, nos doces, ele se apresenta em menor concentração, mas, ainda assim, é preciso atenção! O ideal é sempre ler os rótulos das embalagens e verificar a quantidade de sódio presente naquele alimento em questão.