Blog

Vamos entender o que é salitre! 

By 9 de março de 2022 No Comments

Você já deve ter ouvido alguém de estômago estufado jogar a culpa no salitre, como se ele fosse uma espécie de tempero utilizado em restaurantes de self-service – principalmente porque, em tese, ele diminuiria o apetite. Mas será que isso é mesmo verdade? Afinal, o que é salitre

 

O salitre é o nitrato de potássio, tendo aspecto semelhante ao sal de cozinha. Sua origem parte de nitrato de sódio, que pode ser encontrado em desertos chilenos. Em síntese, o nitrato de sódio passa por uma processo químico junto a uma solução de cloreto de potássio, originando o salitre no final. 

 

Agora que você já sabe o que é salitre, vamos para a próxima dúvida: seria mesmo verdade que os restaurantes utilizam o ingrediente como tempero? 

 

A nutricionista e professora na UCDB (Universidade Católica Dom Bosco), Rosemarly Candil, afirma que informação não procede: “Esse mito surgiu porque antigamente em prisões, mosteiros e quartéis se utilizavam [de salitre] na produção das refeições para diminuir o desejo sexual”, conta. 

 

E a verdade é que o salitre não é utilizado pelos restaurantes; e um dos motivos para o não uso seria, inclusive, por ser mais caro que o sal tradicional.

 

 

Salitre deve ser evitado 

 

Agora que você já sabe o que é salitre e o mito dele ser incluído nos restaurantes, é importante entendermos suas reais aplicações. 

 

O nitrato de potássio é utilizado para preservar carnes e também para a produção de embutidos, como salsichas e linguiças. O salitre atua, na verdade, em processos da indústria alimentícia, conservando a cor e sabor das carnes, além de ser uma proteção  contra os micro-organismos.

 

Mesmo não sendo incluído nos restaurantes, a recomendação é que alimentos que tenham salitre em sua composição sejam evitados, já que eles são processados e podem ser ricos em gordura, sal e açúcar. 

 

Lembre-se: a alimentação é fundamental para se manter mais saudável e livre de doenças. Analise sempre o que você ingere, já que o excesso de sal é um grande problema para hipertensos, e a situação pode ficar ainda pior para as pessoas acima do peso. Alguns alimentos já contêm sal, então o ideal é sempre ficar atento para não exagerar! 

 

O artigo foi útil? Descubra também se o sal do himalaia é o melhor do mundo – leia o meu artigo especial sobre o assunto!

Decio Mion

About Decio Mion