Blog

Sal embaixo da língua para subir a pressão funciona?

By 2 de junho de 2022 No Comments
sal embaixo da língua

Muita gente acredita que, quando tem pressão baixa, tontura ou qualquer sintoma que leve a acreditar que o desmaio esteja próximo, a solução seria colocar sal embaixo da língua. A ideia até pode parecer boa e prática, mas o problema é que não é bem assim! 

O princípio de que o sal é responsável pelo aumento da pressão arterial até faz sentido, o que está errado é achar que o efeito do sal embaixo da língua é instantâneo.

Veja também: Conheça a Dash: uma dieta para hipertensos

Em outras palavras: colocar sal embaixo da língua para aumentar a pressão é um mito! O sal, vilão da hipertensão, não é absorvido pelo organismo com tanta rapidez, como num passe de mágica. 

Quando uma pessoa ingere sal, a retenção de líquido é uma consequência que faz a pressão subir. Este processo é realizado pelo rim, mas o órgão demora horas ou até um dia para causar este efeito com a água e o sal no organismo. 

Ou seja, embora o conselho “coloca sal embaixo da língua“, “come uma azeitona” ou qualquer outro parecido seja dado na melhor das intenções, não deve ser seguido e nem pode evitar um desmaio.

Hipotensão arterial 

O quadro de queda excessiva de pressão, tontura, podendo até levar a um desmaio tem nome: hipotensão arterial. 

Ao invés de investir em alimentos salgados ou sal embaixo da língua, o correto é a pessoa com os sintomas deitar no chão e elevar as pernas. Essa atitude fará com que o sangue vá para a cabeça e o corpo volte ao normal.

Os motivos para hipotensão arterial podem ser variados, mas se isso acontece com frequência, a recomendação é procurar um especialista.

Nada de seguir mitos ou se automedicar, combinado? Um especialista poderá indicar a conduta adequada para o seu caso e auxiliar em tratamentos que controlem esse quadro.

Há diversos mitos que podem estar atrapalhando a sua saúde e você nem sabe. Por isso, me acompanhe nas redes sociais – publico conteúdos semanalmente sobre hipertensão, doenças renais e recomendações para a qualidade de vida! 

 

Decio Mion

About Decio Mion