Blog

Retenção de líquido: você sabe o que pode ser?

By 20 de abril de 2022 No Comments

A retenção de líquido se dá quando a água é acumulada nos tecidos do organismo. A percepção do inchaço pode ocorrer com mais frequência nas pernas, nos pés ou nas costas de pessoas que passam muito tempo deitadas. 

Há quem reclame de uma impressão de peso nas pernas ou até mesmo que o sapato está mais apertado; e outros sintomas podem ser um desconforto geral e dor no corpo. Mas, afinal, o que pode levar a essas reações tão incômodas?

 

Causas da retenção de líquido  

Muitas são as variáveis que podem causar a retenção de líquido, como problemas renais, cardíacos ou hepáticos. Você sabia que o sal está entre eles? Confira a seguir! 

 

1.Excesso de sal 

Colocar sal a mais nos alimentos pode parecer uma postura inofensiva, mas o sódio presente pode causar problemas em todo organismo, como a retenção de líquido.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda apenas 5 gramas de sal por dia, quando, na realidade, o brasileiro chega a consumir quase o dobro (9,34 gramas). Logo, fica fácil entender que aquela pitada a mais faz, sim, diferença. 

Além disso, os alimentos industrializados também contêm sódio – mineral que compõe o sal e deve ser limitado o seu consumo de até 2 gramas por dia.

 

2.Doenças renais 

Para além de um consumo excessivo de sal e bebida alcoólica, inchaço nas pernas e ao redor dos olhos podem ser sintomas de doenças renais.

 

3.Períodos hormonais 

A retenção de líquido pode também acontecer por causas hormonais, principalmente durante a  menopausa e o período pré-menstrual. 

 

Aposte na prevenção e na investigação! 

Para evitar a retenção de líquido não basta apenas mudanças de hábitos com uma alimentação saudável, mas, também, não deixar de realizar consultas de rotina e investigar a sua saúde. 

Reter líquido não deve ser considerado normal – é necessário uma investigação por especialista e uma mudança de hábito diária!

Decio Mion

About Decio Mion