Blog

Qualidade de vida de hipertensos está diretamente ligada à atividade física

By 10 de junho de 2021 No Comments

Qualidade de vida é o que todos nós buscamos, certo? Hoje em dia, essa expressão é bastante utilizada quando falamos sobre saúde mental, trabalho, saúde, envelhecimento, etc.

 

Entretanto, muitas pessoas se esquivam da prática de atividades físicas sem se dar conta de que elas estão diretamente ligadas à tão sonhada qualidade de vida, principalmente para os hipertensos.

 

Queixas do cotidiano

 

Mesmo antes da pandemia, muitos hipertensos já se queixavam de insônia, oscilações de humor e falta de qualidade de vida. Pensando nisso, pesquisadores analisaram pessoas praticantes e não praticantes de exercícios físicos que tinham essas queixas. O artigo com o resultado da pesquisa foi publicado na Revista Brasileira de Educação Física e Esporte.

 

Foram 71 participantes no total, sendo 55 deles mulheres e 16 homens, residentes da cidade de Jataí, em Goiás. E o estudo mostrou que sim, a falta de atividade física interfere no agravamento dos transtornos de saúde, de acordo com os resultados. Pacientes com hipertensão arterial que praticam exercícios demonstraram redução de insônia e ansiedade e maior vitalidade e bom humor, ou seja, mais resultados positivos.

 

Mesmo que os exercícios não sejam exclusivamente responsáveis pelos benefícios (os pacientes continuaram tomando suas medicações), eles foram fatores decisivos para que os grupos ativos tivessem mais resultados positivos do que os inativos, mostrando que eles fazem toda a diferença em nossa saúde.

 

Atividades físicas são fundamentais

 

Sempre reforço que a prática de exercícios é uma aliada no tratamento da hipertensão. Além de reduzir a pressão arterial, ela melhora a função imunológica e traz diversos benefícios para o corpo melhorando, consequentemente, a qualidade de vida.

 

Sei que estamos vivendo um momento de pandemia mundial, entretanto isso não é desculpa para não praticar exercícios. Assim como a covid-19, o sedentarismo também mata. Já fiz um post no blog sobre como praticar exercícios em casa. E, é claro, não se esqueça de ter uma alimentação equilibrada!

Decio Mion

About Decio Mion