Blog

Pressão alta acelera declínio cognitivo em todas as idades

By 6 de janeiro de 2021 No Comments

A pressão alta aumenta a probabilidade de declínio cognitivo e piora de memória, de acordo com pesquisadores da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). O resultado do estudo foi divulgado em dezembro de 2020 na Revista Hypertension e mostrou que pessoas de qualquer idade podem apresentar essa maior probabilidade se sofrerem de hipertensão.

 

Para realizar o estudo, os pesquisadores utilizaram dados do estudo multicêntrico ELSA-Brasil em andamento, examinando dados de 7.063 servidores públicos com idades entre 35 e 74 anos, sendo 55% mulheres, 15% negros. Foi levado em conta a duração do diagnóstico de hipertensão, se estava ou não sendo tratada e se havia controle da mesma. Fatores como raça, atividade física, sexo, educação, tabagismo, nível de colesterol total e índice de massa corporal também foram avaliados.

 

A avaliação durou seis anos, entre 2008 e 2014, e os participantes foram submetidos a um teste de memória, fluência verbal e de Trilha, Parte B. Assim, o pesquisador do estudo, Dr. Sandhi M. Barreto, também professor de medicina da UFMG, chegou à conclusão de que o controle da pressão pode ajudar a reduzir significativamente o efeito deletério da hipertensão no ritmo do declínio cognitivo.

 

Outro resultado demonstrou que a pré-hipertensão, definida como pressão sistólica de 120-139 mmHg ou diastólica de 80-89 mmHg, também estava relacionada a tal declínio. A maior dúvida é com qual idade ela e a hipertensão começam a afetar a cognição.

 

Hipertensão é para todos

 

Já falei diversas vezes que a hipertensão é democrática, ou seja, não escolhe raça, gênero ou classe social. Isso vale também para as idades.

 

Os jovens têm certa falta de preocupação com a pressão, mas todos nós estamos sujeitos à pressão alta. Portanto, é preciso levar uma vida saudável, com bons hábitos alimentares, atividades físicas e livre de tabagismo e álcool.

 

Lembre-se de que o jovem de hoje é o idoso de amanhã. Envelheça com saúde!

Decio Mion

About Decio Mion