Blog

Prática de atividades físicas pode melhorar resposta à vacina contra Covid-19

By 25 de agosto de 2021 No Comments

A prática de atividades físicas é uma recomendação constante por parte da comunidade científica. Eu mesmo sempre reforço no consultório, nas minhas redes e nos meus textos sobre a importância de não ficar parado! Os meus pacientes sabem bem do que estou falando: a hipertensão não combina com sedentarismo.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a prática moderada de atividades físicas de 150 minutos, no mínimo, por semana ou de 75 minutos de atividade intensa.

 

Caminhada, corrida, exercícios aeróbicos, natação e diversas modalidades esportivas, entre outros, são ótimos exercícios para quem quer se manter ativo. O importante é encontrar algo de que goste e focar, assim não surge aquele desânimo no meio do caminho, e a desistência depois de um tempo.

 

Atividades físicas e vacina

 

Ao que tudo indica, pessoas ativas podem ter uma melhor resposta de imunização da vacina contra a Covid-19 do que aquelas que são sedentárias. Isso quando falamos de quem foi imunizado com a CoronaVac – um estudo foi feito com pessoas que tinham tomado especificamente essa vacina.

 

Foram mais de 1 mil participantes que responderam questões sobre atividade física após tomarem a vacina, entre fevereiro e março de 2021. A pesquisa foi realizada por integrantes da Universidade de São Paulo – USP.

 

O que foi observado em relação a todas as atividades praticadas por aqueles que passavam mais de 8 horas sentados ou dormindo foi a soroconversão, que foi 9,9 vezes maior entre as pessoas ativas.

 

Atividades físicas e Covid-19

 

Sabemos também que as atividades físicas são aliadas na proteção contra o agravamento da Covid-19. Sendo assim, só há benefícios na prática de exercícios. Não fique parado! Mesmo que trabalhando o dia todo em frente ao computador, não se esqueça de se levantar, caminhar um pouco, se alongar e sempre separar um tempo do dia para fazer algum tipo de atividade.

 

Seja de manhã ou à noite, o importante é não se boicotar. Se você mora com outras pessoas, tentem praticar algo juntos, assim um estimula o outro. Programe-se e comece hoje mesmo!

Decio Mion

About Decio Mion