Blog

Pesquisa e ciência pelo combate à hipertensão

By 11 de fevereiro de 2021 No Comments

A pesquisa e a ciência são essenciais para a saúde de maneira geral, e agora podemos comemorar um novo avanço na área de hipertensão e diabetes. Como assim?

 

A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), criou um software que apoia decisões clínicas nessas duas áreas.

 

Fatores de risco para doenças cardiovasculares

 

A hipertensão é uma doença silenciosa, ou seja, que requer visitas regulares ao médico para detecção precoce e, a partir disso, controle e tratamento para o resto da vida. Ela e o diabetes são os principais fatores de risco para doenças cardiovasculares. E, quando pensamos em como o tratamento funciona no Brasil, principalmente em áreas periféricas e rurais, a preocupação de controle e diagnóstico precoce é bastante alta.

 

Foi a partir desse pensamento que a pesquisa na área surgiu. Trata-se de um sistema de apoio à decisão clínica, já conhecido em outros países com a sigla CDSS (clinical decision support system). O intuito é conseguir melhorar o controle das duas doenças no quesito da atenção primária à saúde nessas regiões do país, em que o acesso a recursos médicos é carente e mais escasso.

 

Diagnósticos e acompanhamentos mais precisos

 

O sistema irá colaborar com diagnósticos e acompanhamentos mais precisos, e seu protótipo já foi testado em municípios de Minas Gerais. O objetivo é atender cidades pequenas, que apresentam um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) próximo ao de países africanos mais pobres, na região do Vale do Mucuri.

 

O software ajuda com perguntas básicas de consultas que podem ser esquecidas pelos médicos devido à rotina atarefada, além de corrigir falhas nos atendimentos. E o mais importante é que ele já foi aprovado pelos médicos que fizeram o uso.

 

Agora é aguardar os ajustes e a expansão para unidades de outros municípios e Estados, bem como a inclusão de outras doenças para auxílio de detecção.

 

Esse grande trabalho deu origem ao artigo Development and Implementation of a Decision Support System to Improve Control of Hypertension and Diabetes in a Resource-Constrained Area in Brazil: Mixed Methods Study, que integra o Projeto HealthRise Brasil – um estudo multinacional desenvolvido para implementar programas-piloto que melhoram o rastreamento, o diagnóstico, a gestão e o controle da hipertensão e do diabetes em comunidades carentes em todo o mundo. Comunidades dos Estados Unidos, Índia e África do Sul já tiveram implementação dessas intervenções.

 

Também por isso, precisamos valorizar e incentivar o desenvolvimento científico em nosso país. Viva a pesquisa e a ciência! Apoie essa causa – ela torna a nossa vida possível e melhor!

Decio Mion

About Decio Mion