Blog

Peso saudável: um dos principais fatores para evitar a hipertensão

By 14 de julho de 2021 No Comments

O peso saudável é um dos principais fatores para evitar a hipertensão – mas o que é um peso saudável? Para determinar se você está dentro de uma faixa saudável de peso é muito simples: você pode verificar através do seu IMC – índice de massa corporal.

 

Basta dividir o seu peso (kg) pelo quadrado da sua altura (m). Se o valor for menor que 25, você está com um peso saudável; se for maior, é considerado sobrepeso e, ainda, o valor maior que 30 é considerado obesidade.

 

E é aí que mora o perigo: o sobrepeso e a obesidade estão diretamente ligados a maiores riscos de desenvolver problemas de saúde, como hipertensão, diabetes, doenças cardíacas, derrame, osteoartrite e alguns tipos de câncer.

 

Apesar da dificuldade e dos esforços desprendidos, cada perda é uma vitória. Por exemplo, se você conseguir perder de 5% a 10% do seu peso corporal, isso já é o suficiente para reduzir o risco de muitas doenças crônicas, o que significa mais qualidade de vida.

 

Perda de peso x vida saudável

 

Sabemos que os hábitos alimentares, prática de atividades físicas e genética são os principais fatores quando falamos sobre ganho de peso. Entretanto, para uma alimentação diária saudável, é preciso ter acesso a alimentos saudáveis, visto que o número de calorias ingeridas e queimadas se reflete na perda de peso.

 

Calorias são as unidades usadas para medir a energia em alimentos e bebidas. Contudo, não somos todos iguais; para a maioria das pessoas, a perda de peso estável (~ 0,453 kg / mês) pode ser alcançada se você reduzir a ingestão para 1.200 a 1.500 calorias por dia para mulheres, e para 1.500 a 1.800 calorias por dia para homens.

 

Qual dieta devo fazer?

 

Pensando que uma alimentação saudável é parte do processo de perda de peso, qualquer dieta serve: o importante é se manter sempre com uma alimentação saudável. Para a maior parte das pessoas, é seguro fazer uma dieta balanceada de baixa caloria, e é comprovado que elas perderão peso se a seguirem por toda a vida.

 

Além disso, na hora de escolher a melhor dieta pense que ela deve ser saudável e considere se você conseguirá segui-la. Reflita sobre seu estilo de vida e converse com o seu médico e também com um nutricionista; eles são os maiores aliados para uma perda de peso com saúde.

 

Por fim, não se esqueça dos 150 minutos semanais de atividades físicas com intensidade moderada recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), e tenha disciplina! Estabeleça metas específicas relacionadas tanto à dieta quanto aos exercícios e trabalhe para alcançá-los. É claro que, vez ou outra há recaídas, é normal, mas sempre volte à dieta assim que possível.

 

O ideal é evitar a hipertensão o máximo possível fazendo a sua parte. Depois de descoberta, o ideal é tratá-la e evitar hábitos que podem fazer com que a pressão arterial suba ainda mais. Cuide da sua saúde!

 

Referências:

 

Instituto Nacional de Saúde dos EUA – https://www.nhlbi.nih.gov/health/educational/lose_wt/eat/

 

Receitas de dietas mediterrâneas de Harvard School of Public Health: https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/recipes-2/home-cooking/

Decio Mion

About Decio Mion