Blog

O que é infarto do miocárdio?

By 3 de junho de 2020 No Comments

Para entendermos o que é o infarto do miocárdio, precisamos entender o que essas duas palavras significam. Infarto significa morte de tecido, e miocárdio é o tecido cardíaco. Dito isto, vamos entender como o infarto acontece.

 

Para que ocorra infarto, uma das artérias que leva sangue para o coração é ocluída, causando a morte das células musculares cardíacas que são nutridas por esta artéria. As células musculares do coração não somente se contraem impulsionando o sangue, mas também transmitem o impulso elétrico que faz com que o coração bata de modo organizado. Esta onda elétrica é, normalmente, captada pelo eletrocardiograma que a representa de modo gráfico.

 

Deste modo, o eletrocardiograma pode mostrar alterações na condução elétrica indicativas de morte de células cardíacas. Estas alterações na condução elétrica podem gerar arritmias e uma contração dessincronizada que podem, por sua vez, causar uma parada cardíaca ou um infarto fulminante.

 

infarto do miocárdioInfarto do miocárdio doi?

 

Sim. O processo que leva a artéria a se ocluir é a placa de arteriosclerose. A gordura se deposita na parede interna do vaso formando uma ferida; por várias razões o sangue pode coagular no local e acabar entupindo o vaso, e isso faz com que o músculo cardíaco entre em sofrimento por falta de oxigênio. Durante este processo, ocorre a dor.

 

A dor do infarto, geralmente, situa-se sobre o lado esquerdo do peito, em aperto ou opressão, pode se irradiar para o braço esquerdo ou para as costas, e ser acompanhada de sudorese fria, náuseas, vômitos e sensação de morte. Quando a dor começa, o músculo cardíaco ainda está vivo e, se a pessoa chegar ao hospital a tempo, pode-se usar drogas que diluem o coágulo e permitem a volta da circulação – esta é a chamada trombólise.

 

Por este motivo, a pessoa com os sintomas de dor cardíaca deve procurar o hospital imediatamente. Quanto mais rápido, maior a chance de salvar o músculo cardíaco. Se o processo de oclusão da artéria ocorrer lentamente, antes do infarto, pode ocorrer a angina: a artéria fica parcialmente ocluída e a pessoa só tem dor a partir de um certo patamar de esforço. Nesta fase, outros vasos podem se formar e suprir a área onde falta sangue, formando a chamada circulação colateral, se a rede de vasos for bem desenvolvida, mesmo que a artéria doente termine por se fechar completamente, pode não ocorrer infarto.

 

Como prevenir o infarto do miocárdio?

 

Certamente, você deve ter um palpite do que é certo ou errado no âmbito da prevenção. Mas, para não deixar dúvidas, deixarei aqui conselhos de amigo e de médico:

 

  1. Alimentação saudável – descasque mais, abra menos embalagens;

  2. Tire o cigarro da sua vida – não é reduzir, é cortar mesmo;

  3. Pratique alguma atividade física – não gosta de musculação? Dance, nade, busque algum esporte com o qual você se adéque;

  4. Não pule as consultas médicas de rotina: elas são a garantia de que tudo ficará bem por muito mais tempo.

Decio Mion

About Decio Mion