Blog

Novo rótulo de alimentos: o que muda na sua casa?

By 16 de outubro de 2020 No Comments

Você lê os rótulos nas embalagens dos alimentos?

 

Sabia que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou um novo rótulo para alimentos industrializados? Sim, aquela parte da embalagem que nós batemos o olho de primeira, a frontal, terá um sinal de alerta muito importante a partir de agora.

 

E, hoje, dia 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, é o melhor dia para falarmos sobre isso.

 

O que muda para o consumidor

 

Foram seis anos para que a decisão fosse tomada, mas no último dia 7 de outubro houve o veredito unânime e a Anvisa aprovou a nova rotulagem nutricional para os alimentos industrializados. A mudança em nossas casas é a escolha que faremos; afinal, agora teremos exposto nas embalagens, de forma clara, um alerta quando houver quantidade exagerada de gordura, sal ou açúcar naquele alimento.

 

A escolha do formato desse alerta se deu por meio de um levantamento realizado pelo Datafolha, em outubro de 2019. 1.384 adultos, entre 18 e 55 anos, votaram. O alerta será feito por um desenho de lupa, ao lado da descrição desses ingredientes (imagem a seguir), apesar de discussões científicas sobre o símbolo ser ou não a melhor opção.

 

novos rótulosHaverá mudança também no padrão das tabelas presentes nas embalagens, visto que as atuais são consideradas de difícil compreensão.

 

É importante saber o que sua família consome

 

Os alertas de hipertensão, colesterol, diabetes e obesidade só aumentam. Portanto, é essencial sabermos o que consumimos, para termos mais controle sobre a saudabilidade dos alimentos em nossas mesas.

 

É claro que a recomendação principal ainda é a alimentação in natura, mas para os momentos em que a única opção é o alimento industrializado, é nosso direito saber o que está presente em sua fórmula.

 

Somente após 24 meses da publicação das normas é que a resolução entrará em vigor; portanto, fique de olho!

Decio Mion

About Decio Mion