Blog

Mudanças comportamentais e a redução de riscos cardiovasculares

By 2 de dezembro de 2020 No Comments

mudanças comportamentais que podem trazer grandes benefícios para a saúde, como a redução dos riscos de doenças cardiovasculares (DCV). Portanto, é papel do médico aconselhar e encaminhar o paciente para que ele possa promover uma dieta mais saudável e incluir a prática de atividades físicas em sua rotina. Pelo menos, essa é a recomendação da Força-Tarefa de Serviços Preventivos dos Estados Unidos em sua declaração de recomendação mais recente.

 

A força-tarefa revisou 94 ensaios clínicos randomizados que avaliaram intervenções de aconselhamento comportamental para melhorar a dieta e a atividade física em 52.174 adultos com fatores de risco para DCV (JAMA).

 

Novo comportamento, mais saúde

 

mudanças comportamentaisNeste estudos de aconselhamento comportamental em adultos, com risco para DCV, para melhorar a dieta e a atividade física, as intervenções comportamentais de contato de 31 a 360 min e as de mais de 360 min visando dieta e atividade física foram eficazes na redução de eventos de DCV.

 

Além disso, as intervenções comportamentais também foram associadas a reduções pequenas, mas estatisticamente significativas, nos níveis de pressão arterial, lipoproteínas de baixa densidade, glicose de jejum e adiposidade, que foram medidas continuamente em 12 a 24 meses de acompanhamento. As intervenções foram associadas “com pouco ou nenhum risco de danos graves”, diz a força-tarefa.

 

Embasamento para os médicos

 

Tal estudo é importante, pois nos dá embasamento para aquilo que sempre falamos em consultório para os pacientes (e eu sempre reforço aqui no blog!). Sabemos que, muitas vezes, parece mais do mesmo e que a mudança de hábitos e rotina nem sempre é fácil, mas ela é realmente significativa para uma vida mais saudável, com menos riscos para a saúde.

 

O seu corpo é o seu bem mais precioso – por que não cuidar dele? Uma boa alimentação e a prática de atividades são exatamente isso: autocuidado. Se você acessar outras áreas do blog, encontrará dicas de exercícios e alimentação, mas o ideal é sempre consultar um médico para fazer tudo da melhor maneira possível.

 

Envelheça com saúde para aproveitar toda a sua vida da melhor forma!

Decio Mion

About Decio Mion