Blog

Medir a pressão arterial em casa é melhor que no consultório?

By 27 de abril de 2022 No Comments
medir a pressão arterial em casa

Muitos pacientes me procuram acreditando que apenas a medição da pressão arterial no consultório é importante, o que não é verdade. Por isso, neste blog vou explicar como medir a pressão arterial em casa e por que a prática é vantajosa. 

Primeiramente vamos entender o motivo dessa recomendação. Quem nunca chegou a uma consulta e percebeu que a pressão estava mais alta do que medida em casa? A sua pressão pode subir ou descer em curto período e estas variações podem ser de 120/80 para 200/120 milímetros de mercúrio sem que você sinta nada. De modo geral a primeira medida é mais alta do que as seguintes porque com o repouso a pressão vai baixando.

 

Parece estranho, certo? Mas, calma! A reação do corpo é bastante comum – principalmente as emoções ou atividade física podem influenciar os valores da nossa pressão. Por isso, a melhor maneira de acompanhar sua pressão é medir a pressão várias vezes e analisar a média das medidas. Lembre-se: é importante seguir à risca as recomendações de como medir a pressão arterial em casa. 

Como medir a pressão arterial em casa

Medir a pressão arterial em casa é simples: o braço deve estar apoiado em uma superfície, que pode ser uma mesa ou uma almofada, com o cotovelo levemente dobrado e a palma da mão para cima, de modo que a braçadeira fique na altura do coração.

 

Importante ressaltar ainda que a braçadeira deve estar na parte média do braço, ou seja, no meio da distância do cotovelo até o ombro. 

 

Para quem tem aparelho em casa, o ideal é medir pela manhã e à noite durante 7 dias. Sempre recomendo antes do desjejum e do jantar para não ter efeito da alimentação. É lógico que se for logo depois das refeições não tem problema.

 

Deve-se medir pelo menos 3 vezes e considerar a pressão mais baixa como a representativa daquele momento. Muitos recomendam a média, mas fica complicado para os pacientes fazerem média dos valores no dia a dia e a pressão mais importante é a mais baixa quando você está em repouso, mais tranquilo.

 

 

Meça pelo menos 3 vezes desde que a diferença entre as duas últimas medidas seja menor do que 5 pontos na pressão máxima. Caso a diferença seja maior, meça novamente até a diferença ser menor do que 5 pontos e considere a menor pressão representativa daquele momento.

 Veja também:

Relação das bactérias orais e hipertensão em mulheres mais velhas

Exemplificando: vamos supor que a pressão máxima na primeira medida foi 140 e a segunda foi 130. A diferença entre as duas medidas é maior do que 5 pontos, então precisa medir novamente. Vamos supor que a terceira foi 120. Novamente a diferença entre as medidas é maior do que 5 pontos. Tem que medir novamente. Vamos supor que a quarta medida foi 118. Pode parar de medir porque a diferença entre as duas últimas medidas foi menor do que 5 pontos. Considere o 118 como a medida representativa daquele momento.

 

 

Importante: nunca meça a pressão sem estar em repouso alguns minutos. Assim, medidas realizadas quando a pessoa está nervosa, estressada, quando teve algum desentendimento, não tem valor e não devem ser realizadas naquele momento. Além disso, esvazie a bexiga porque a vontade de urinar eleva a pressão e não tome café antes da medida.

 

Conte para mim nas redes sociais: você tem o hábito de medir a pressão arterial em casa? Sabia como medir? Compartilhe com os amigos e familiares!

Decio Mion

About Decio Mion